É hora do voto consciente – Geraldino Santos Silva

0
12

Sabemos que a sociedade é o resultado histórico da construção humana. Nós vivemos em uma democracia em que o poder de tomar decisões está com o cidadão, ou seja, principalmente, com seu voto. Com isso, podemos escolher o presente e o futuro que queremos para nós e transformar nossa realidade.

Para fortalecer a democracia, precisamos contribuir com ideias, projetos, trabalhos, participar das decisões políticas, escolher de forma consciente aqueles que irão nos representar.
A escolha é muito importante, assim como a participação nas eleições em todas as suas esferas políticas. Por isso, é preciso reforçar o conceito e a prática de eleger candidatos comprometidos com as pautas, as lutas e as demandas dos trabalhadores e dos interesses da sociedade democrática, que sempre visam distribuir renda e gerar empregos decentes.A realização das Eleições 2024 para o cargo de prefeito e de vereador nos municípios brasileiros se aproxima, e, com ela, aumenta a expectativa no cenário político do Brasil. As eleições municipais deste ano determinarão o futuro de cada cidade, município, para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente, com seriedade e com informações.

O eleitor tem em suas mãos um valoroso instrumento de mudança política e social: o voto. Assim, o sentido da democracia está na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto na escolha dos governantes.

O Brasil é um país reconhecido no mundo pela sua ampla representatividade democrática. Desse modo, no atual contexto político e social do País, os dias destinados à realização das eleições representam um importante momento em que todos se igualam, pois não há diferença de raça, sexo, condição financeira, classe ou grupo social, já que existe igualdade de valor no voto dado por cada cidadão.

Diante da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente, pois esse é um fator preponderante para que se alcance um resultado satisfatório nas eleições.

Reafirmamos: devemos dar nosso voto, nossa confiança em candidatos comprometidos com os interesses da classe trabalhadora.

Por isso, o voto consciente é muito importante!

Geraldino Santos Silva, Secretário de Relações Sindicais da Força Sindical.