17.2 C
São Paulo
terça-feira, 20/01/2026

Greve na PepsiCo fortalece redução da jornada

Data:

Compartilhe:

Acordo durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, na tarde desta segunda (2/11), pôs fim à paralisação de oito dias na unidade da multinacional PepsiCo em Itaquera. Em Sorocaba, movimento durou cinco dias.

A Agência Sindical ouviu Carlos Vicente de Oliveira (Carlão) presidente do Stilasp (Sindicato da categoria em SP). Ele explica:

Avanço – “Nossa greve recolocou a redução da jornada no centro da pauta sindical. A luta histórica é pelas 40 horas semanais”.

TRT – “Houve duas audiências no Tribunal do Trabalho, em São Paulo. Na primeira, surgiu a possibilidade da chamada cláusula de paz, cuja contrapartida era o fim da greve. Categoria rejeitou”.

“A segunda audiência hoje (2) decorreu de pedido do patronato, que buscava o julgamento de uma greve fora da data-base”, explica o dirigente.

Espanhola – “Ao final da audiência decidiu-se pela chamada jornada espanhola, que garante duas folgas em sábados e domingos no mês, ainda que à base de aumento na jornada semanal”.

Negociação – “Em janeiro, as negociações pela redução da jornada serão retomadas entre as partes. Eu acredito que os movimentos contrários às jornadas 6×1 e 6×2 vão ganhar força, tanto na base trabalhadora quanto nas redes sociais, em geral, Creio que o Congresso Nacional não poderá ignorar nossas reivindicações”.

Estabilidade – “Na audiência desta segunda, ficou acordado ainda não se descontar os dias parados, garantindo-se também estabilidade de 45 dias aos trabalhadores. As unidades de São Paulo e Sorocaba empregam 1.400 trabalhadores, a maioria é de mulheres”.

Debate – “As tratativas pró-redução de jornada vinham acontecendo há meses, mas sem evoluir. A postura da empresa estimulou a greve, nas duas unidades, que teve 90% de adesão da categoria”.

MAIS – Site dos Sindicatos de São Paulo e de Sorocaba. Telefone de SP (11) 3019.3966 Telefone de Sorocaba (15) 3339.9250.

AMANHÃ – Mais informações no site da Agência Sindical amanhã.

Conteúdo Relacionado

Desenvolvimento deve nortear 2026, diz Toninho

Antônio Augusto de Queiroz (o Toninho do Diap) concedeu longa entrevista ao Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Com 27 minutos, a...

Metalúrgicos e Delegados estreitam atuação conjunta na base

Direção sindical e Delegados Representantes devem atuar cada vez mais próximos, com troca de ideias e tratativas sobre demandas gerais da categoria ou por...

SindForte divulga conquistas e chama eleições

Diretores do SindForte, Sindicato que representa trabalhadores no transporte de valores e escolta armada, já distribuem nas bases o mais recente jornal “Transporte Forte”....

Frentistas de SP definem e encaminham pauta

Quarta (14), os 18 Sindicatos de trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de São Paulo reuniram-se na Federação paulista (Fepospetro) para definir a...

SECSP participa de ação social na Vai-Vai

No próximo dia 17, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo estará presente em uma grande ação social promovida pelo projeto PASSOS (Projeto de...