Agência Sindical

Comunicação a serviço dos trabalhadores

Acesse o canal da Agência Sindical no YouTube

‘Cresce Brasil’ celebra 20 anos

37Avaliar

Murilo Pinheiro. Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e da Federação Nacional da categoria (FNE)

—:—
1×

Toque em Play para preparar a narração.

Projeto lançado há duas décadas pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) terá nova edição em 2026 com foco na indústria, na valorização profissional e na fundamental soberania nacional como bases para a expansão econômica sustentável.

Lançado em 2006 pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” vem sendo desde então um instrumento essencial de elaboração e mobilização da entidade e de seus sindicatos filiados. Neste ano, ao completar duas décadas de produção contínua e intensa, a iniciativa traz novas propostas factíveis, a serem debatidas especialmente com os candidatos às eleições gerais deste ano.

A escolha dos temas segue o que tem sido a tônica do projeto: entram na pauta aspectos estruturais do nosso desenvolvimento, mas que convergem com as questões prementes da conjuntura.

Imprescindível, portanto, a inclusão da valorização dos engenheiros, a mão de obra diretamente ligada ao crescimento. Assim, teremos conteúdos sobre carreira de Estado e engenharia pública; combate à precarização da profissão; e ensino de engenharia.

Dando sequência e expandindo a discussão fundamental sobre a nova indústria que precisa avançar, farão parte do documento o papel da engenharia nesse ciclo que leva em conta os desafios do século XXI; alternativas verdes e sustentáveis; inovação, pesquisa e desenvolvimento; e um destaque para o papel da estratégica indústria aeronáutica.

Por fim, o documento se debruça sobre a soberania nacional em suas inúmeras vertentes, todas vitais para que tenhamos uma nação realmente autônoma e que possa se inserir com altivez no contexto global. Isso envolve geração de energia e sua infraestrutura; água e saneamento ambiental; agricultura e segurança alimentar; segurança e autonomia digital; e riquezas minerais e terras raras.

Como sempre, a publicação será desenvolvida a partir do debate com profissionais de todo o Brasil e com a colaboração de especialistas de excelência, com amplo e profundo conhecimento dos temas que tratarão. Isso é fundamental para que possamos dar a nossa contribuição efetiva, mais do que fazer a exposição de ideias genéricas.

Assim, ao celebrar os 20 anos do “Cresce Brasil”, a FNE reafirma seu compromisso com a construção do País que os brasileiros almejam e merecem. Trabalhemos juntos por esse objetivo.

Murilo Pinheiro – Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

O que você achou deste conteúdo?

Seja o primeiro a avaliar
Avalie este conteúdo de 1 a 5 estrelas

Preferências de privacidade

Recursos necessários mantêm o site e os serviços solicitados funcionando. Não utilizamos sua recusa para bloquear a leitura.

Necessários — sempre ativos
Segurança, autenticação e armazenamento desta escolha. Preferências de leitura e controle de avaliações são usados ao solicitar esses recursos.

Esta escolha vale por 180 dias. Altere ou revogue a qualquer momento neste painel.