Clemente faz balanço positivo de 2025
A Agência Sindical ouviu Clemente Ganz Lúcio, ex-coordenador-técnico do Dieese e hoje coordenador do Fórum das Centrais Sindicais. Segundo ele, o balanço trabalhista de 2025 é positivo.
Várias metas foram atingidas e o sindicalismo entrará no ano que vem com alguns itens mobilizadores. Entre eles, a redução da jornada de trabalho e a regulamentação para os companheiros que trabalham com aplicativos.
O destaque do ano, diz Clemente, foi a isenção do Imposto de Renda nos salários até R$ 5 mil e também o desconto menor pra quem recebe até R$ 7.350,00.
BANDEIRA PELO FIM DA ESCALA 6X1 CHEGA FORTE PARA O ANO QUE VEM ENTREVISTA – João Franzin conversa com Clemente em Seminário do Dieese.
Frentistas do ES aprovam pauta de 2026
Assembleia dos frentistas do Espírito Santo aprovou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026. Data-base da categoria é 1º de janeiro.
Wellington Bezerra, presidente do Sindicato, reforça a busca por ganho real. “Devem ser longas negociações. Mas estamos fortes e organizados para firmar uma Convenção Coletiva positiva, com ganhos reais e melhorias nos benefícios da categortia”, diz.
DIEESE NO CORDEL
Prestes a completar 70 anos, o Dieese foi homenageado pelo cordelista Paiva Neves. Os versos exaltam personagens e lutas conduzidas pela entidade.
OPINIÃO
Greve na Toyobo/1985
“A vitória na Toyobo reergueu o prestígio do Sindicato e logo depois, em outras fábricas, grandes ou pequenas, trabalhadores e trabalhadoras cruzaram os braços. No total, dez greves”.
João Franzin. Jornalista da Agência Sindical.


