Crédito e democracia caminham juntos, diz Patah
“Uma das condições da democracia efetiva é o amplo acesso ao crédito. Nesse sentido, a Medida Provisória do governo federal criando o ‘Crédito do Trabalhador’ para celetistas registrados em Carteira é um avanço e deve ser apoiada”. A fala é de Ricardo Patah, que preside os Comerciários de São Paulo e também a União Geral dos Trabalhadores.
Para Patah, a MP conseguiu amplo apoio sindical e deverá repercutir no 1º de Maio, em preparo pelas Centrais. Ideia é massificar o benefício, mostrando juros mais baixos e vantagens.
Ação sindical
Nas ruas contra a carestia
Movimento de combate à alta no custo de vida integrará o protesto “Menos Juros, Mais Empregos!”, convocado por Centrais, como CTB, Força Sindical, CUT e UGT. Ato terça, 18, às 10 horas, na Avenida Paulista, em frente ao Banco Central.
Campanha é integrada por mais de 50 entidades, entre Confederações, Federações, Sindicatos e organizações estudantis. Foi lançada Carta que propõe cinco ações, entre elas o fim da isenção para exportadores de alimentos.
Opinião
As mulheres têm razão
“Este 8 de Março teve grandes atos pelo mundo. A violência com que a polícia alemã reprimiu um ato me surpreendeu. Em São Paulo, aconteceu ato forte na Avenida Paulista, sem repressão, mostrando que o Estado de Direito vigora no Brasil. Respeito e dignidade para as mulheres não é só bandeira feminista. É dever de todo país democrático, todo cidadão decente e de toda a sociedade”.
Josinaldo José de Barros (Cabeça). Preside o Sindicato Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Vídeo
História bancária centenária
“Por trás de cada direito há uma história de luta”. É o que mostra vídeo do Sindicato dos Bancários de SP. Entidade fundada em 1923 – 10 anos depois, conquistou a jornada de trabalho de seis horas, algo que hoje ainda é buscado por muitos outros setores. Vale a pena assistir ao vídeo e acessar a linha do tempo no site dos Bancários.


