26.3 C
São Paulo
sábado, 7/09/2024

Dupla lição para os políticos – Vargas Netto

Data:

Compartilhe:

Aqui no Brasil o bom senso das direções sindicais corrigiu, muitas vezes, o sectarismo, o voluntarismo e a passividade das direções partidárias de esquerda.

Isto ocorreu na história do Partidão (mesmo na clandestinidade) e aconteceu também na história do PT.

Atribuo isto à relação mais próxima e permanente da direção sindical com a base dos trabalhadores e os ativistas sindicais.

online pharmacy buy neurontin no prescription pharmacy

Nos partidos políticos os dirigentes e os candidatos aproximam-se do povo nos momentos eleitorais e dele se afastam passadas as eleições; ocupam-se de outras tarefas e, até mesmo o sucesso eleitoral os distancia dele.

Na vida sindical a eleição é apenas um dos acontecimentos e tem o mesmo peso de uma greve, de uma assembleia, de uma campanha salarial vitoriosa.

A própria burocracia sindical (tão forte quanto à partidária) é obrigada a uma proximidade alheia à do partido: atende com seus serviços às necessidades dos filiados – jurídicas, médicas, esportivas, familiares e culturais.

Estas considerações me levam a apelar às atuais direções partidárias de esquerda que prestem atenção ao que quer e ao que propõe o movimento sindical dos trabalhadores brasileiros.

Desde o início da pandemia e mesmo antes, o movimento sindical agredido fortemente pela onda neoliberal e pelo bolsonarismo unificou-se na resistência em defesa dos direitos dos trabalhadores e propôs a VIA – Vacina, Isolamento e Auxílio – como caminho de superação da crise e garantia de relevância do sindicato.

As necessidades dos trabalhadores, acrescidas do empenho pela solidariedade social, têm sido o norte da ação sindical unitária.

online pharmacy buy ventolin no prescription pharmacy

As formas de luta foram as mais diversificadas, desde as greves, as assembleias presenciais e as viagens a Brasília até os grandes atos virtuais, como as comemorações do 1º de Maio.

A dupla lição de unidade e de apoio na base deveria ecoar como exemplo efetivo da ação sindical e ser seguido pelos dirigentes político-partidários.

online pharmacy buy fluoxetine no prescription pharmacy

João Guilherme Vargas Netto – Consultor sindical e membro do Diap.

Clique aqui e leia mais opiniões

João Guilherme
João Guilherme
Consultor sindical e membro do Diap. E-mail joguvane@uol.co.br

Conteúdo Relacionado

Lula 3 e os sinais da economia – Marcos Verlaine

O economista Paulo Gala — que é professor na FGV-SP e conselheiro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) —, fez...

Sentido de realidade – Carolina Maria Ruy

Dizem, alguns jornalistas, que as tal das sabatinas são melhores que os debates. Não acho. Em geral os jornalistas que fazem as perguntas não...

Sincomerciários de Jundiaí intensifica luta por aumento real – Milton de Araújo

Com a chegada da data-base para o comércio varejista e atacadista em geral (1º de setembro), o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região...

Vote pela democracia e pelo desenvolvimento – Chiquinho Pereira

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo, fundado em dezembro de 1930, é uma entidade sindical muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras.Trabalhamos na...

Manchete e editorial – João Guilherme Vargas Netto

O Globo de domingo (1º/9) deu capa com manchete denunciando que “O Brasil já tem 153 patrões investigados por coação eleitoral”. E, em matéria...