Nesta terça, 8, começam os pagamento do Abono salarial PIS/Pasep, referentes a 2020. A primeira leva de pagamento é para os nascidos em janeiro que atuam no setor privado. Já para Servidores Públicos, o dinheiro sai a partir de 15 de fevereiro. Os valores estão disponíveis para saque até dia 29 de dezembro deste ano.
Direito – Todo trabalhador que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com Carteira assinada ou que exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2020 tem direito ao benefício.
Para ter acesso, é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Rais – Relação Anual de Informações Sociais.
Valor – O Abono chega até um salário mínimo, conforme a quantidade de meses trabalhados. Para receber o valor cheio, é preciso ter desempenhado suas atividades laborais pelos 12 meses do ano. Quem atuou apenas um mês receberá proporcional, ou seja, R$ 101,00. Já para o valor cheio, R$ 1.212,00. Veja quadro abaixo com todas as faixas salariais.
Calendário – O pagamento do PIS, que é feito para os trabalhadores do setor privado, inicia nesta terça, 8 de fevereiro, para nascidos em janeiro. Nascidos em dezembro recebem a partir de 31 de março. Já para quem recebe o Pasep, ou seja, Servidor, que tem a inscrição com final 0-1, começa a receber dia 15 de fevereiro. Com a inscrição final 9, o início é 24 de março. Veja quadro completo abaixo.
Consulta – Para saber se tem direito ao benefício, basta ligar no 158 ou consultar a partir da Carteira de Trabalho digital. O aplicativo está disponível para celulares com sistema Android e iOS. Para acessar, basta fazer o login com o CPF e senha do cadastro gov.br – ou fazer o cadastro para primeiro acesso. Nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem também é possível fazer a consulta.