29.5 C
São Paulo
terça-feira, 21/01/2025

Federação repudia agressão a frentista no Paraná

Data:

Compartilhe:

A Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) repudia veementemente o ataque covarde sofrido por um trabalhador da categoria no Estado do Paraná, na madrugada da última segunda-feira (25).

O companheiro Mercidieu, de 40 anos, é haitiano e trabalha como frentista no Posto Concha de Ouro, localizado em Santa Felicidade, Grande Curitiba (PR).

O FATO – Dois jovens, brancos, caminham até o trabalhador, que estava sentado e tranquilo, o provocam e agridem com uma cabeçada. Depois, fogem de moto.

Segundo o depoimento da vítima, os suspeitos teriam acelerado uma moto, e ficado irritados quando ele pediu para que parassem. Não bastasse a agressão física, Mercidieu também foi vítima de racismo e xenofobia.

É lamentável que, em pleno Século 21, ainda seja necessário relatar atos desumanos, que envergonham a sociedade. A Fenepospetro expressa sua solidariedade ao companheiro e a todos os trabalhadores da categoria em Curitiba.

Imigrantes – Vale lembrar que o Estado do Paraná foi construído, em boa parte, pelos braços de imigrantes estrangeiros e de migrantes brasileiros. Os haitianos que chegam ao Brasil o fazem por força do flagelo econômico dos terremotos que assolam aquele país.
Portanto, alerta o presidente da Fenepospetro, Eusébio Luis Pinto Neto, “não tem cabimento qualquer gesto o sentimento de xenofobia”. E mais: “Racismo é crime inafiançável e seria bom para os paranaenses e brasileiros, em geral, que os agressores fossem devidamente recolhidos, pagando pelo crime racista e pelas agressões contra um trabalhador indefeso”.

O Paraná, e especialmente Curitiba, tem vivenciado lamentáveis episódios de agressão contra trabalhadores em postos de combustíveis.

Assista o vídeo.

MAIS – Site da Fenepospetro e do Sinpospetro Curitiba.

Conteúdo Relacionado

Estudioso critica poder das redes

O sociólogo, professor e escritor Sérgio Amadeu é estudioso da inclusão digital e ativo crítico dos oligopólios formados pelas big techs. Ele foi um...

Futebol Metalúrgico 40+

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região abriu inscrições pro Festival de Verão 2025. Para sócios veteranos da categoria (a partir dos 40...

Redes sociais não podem tudo, alerta a Fenaj

O tema regulação das redes sociais mobiliza governo, Congresso, entidades ligadas ao jornalismo e ativistas pró-democratização da comunicação, conforme a Constituição. Mas há um impasse...

Milton de Araújo estreia podcast do Sincomerciários de Jundiaí

Para levar mais informação para os trabalhadores, o presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região, Milton de Araújo, inaugura um estúdio de podcast na...

Patah reforça luta pela redução da jornada

Dia 9 de janeiro, Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da UGT, concedeu entrevista ao jornalista João Franzin, da...