Agência Sindical

Comunicação a serviço dos trabalhadores

Acesse o canal da Agência Sindical no YouTube

Federação repudia agressão a frentista no Paraná

71Avaliar
—:—
1×

Áudio ainda não gerado.

A Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) repudia veementemente o ataque covarde sofrido por um trabalhador da categoria no Estado do Paraná, na madrugada da última segunda-feira (25).

O companheiro Mercidieu, de 40 anos, é haitiano e trabalha como frentista no Posto Concha de Ouro, localizado em Santa Felicidade, Grande Curitiba (PR).

O FATO – Dois jovens, brancos, caminham até o trabalhador, que estava sentado e tranquilo, o provocam e agridem com uma cabeçada. Depois, fogem de moto.

Segundo o depoimento da vítima, os suspeitos teriam acelerado uma moto, e ficado irritados quando ele pediu para que parassem. Não bastasse a agressão física, Mercidieu também foi vítima de racismo e xenofobia.

É lamentável que, em pleno Século 21, ainda seja necessário relatar atos desumanos, que envergonham a sociedade. A Fenepospetro expressa sua solidariedade ao companheiro e a todos os trabalhadores da categoria em Curitiba.

Imigrantes – Vale lembrar que o Estado do Paraná foi construído, em boa parte, pelos braços de imigrantes estrangeiros e de migrantes brasileiros. Os haitianos que chegam ao Brasil o fazem por força do flagelo econômico dos terremotos que assolam aquele país.
Portanto, alerta o presidente da Fenepospetro, Eusébio Luis Pinto Neto, “não tem cabimento qualquer gesto o sentimento de xenofobia”. E mais: “Racismo é crime inafiançável e seria bom para os paranaenses e brasileiros, em geral, que os agressores fossem devidamente recolhidos, pagando pelo crime racista e pelas agressões contra um trabalhador indefeso”.

O Paraná, e especialmente Curitiba, tem vivenciado lamentáveis episódios de agressão contra trabalhadores em postos de combustíveis.

Assista o vídeo.

MAIS – Site da Fenepospetro e do Sinpospetro Curitiba.

O que você achou deste conteúdo?

Seja o primeiro a avaliar
Avalie este conteúdo de 1 a 5 estrelas

Preferências de privacidade

Recursos necessários mantêm o site e os serviços solicitados funcionando. Não utilizamos sua recusa para bloquear a leitura.

Necessários — sempre ativos
Segurança, autenticação e armazenamento desta escolha. Preferências de leitura e controle de avaliações são usados ao solicitar esses recursos.

Esta escolha vale por 180 dias. Altere ou revogue a qualquer momento neste painel.