8.9 C
São Paulo
quarta-feira, 25/06/2025

Federação repudia agressão a frentista no Paraná

Data:

Compartilhe:

A Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) repudia veementemente o ataque covarde sofrido por um trabalhador da categoria no Estado do Paraná, na madrugada da última segunda-feira (25).

O companheiro Mercidieu, de 40 anos, é haitiano e trabalha como frentista no Posto Concha de Ouro, localizado em Santa Felicidade, Grande Curitiba (PR).

O FATO – Dois jovens, brancos, caminham até o trabalhador, que estava sentado e tranquilo, o provocam e agridem com uma cabeçada. Depois, fogem de moto.

Segundo o depoimento da vítima, os suspeitos teriam acelerado uma moto, e ficado irritados quando ele pediu para que parassem. Não bastasse a agressão física, Mercidieu também foi vítima de racismo e xenofobia.

É lamentável que, em pleno Século 21, ainda seja necessário relatar atos desumanos, que envergonham a sociedade. A Fenepospetro expressa sua solidariedade ao companheiro e a todos os trabalhadores da categoria em Curitiba.

Imigrantes – Vale lembrar que o Estado do Paraná foi construído, em boa parte, pelos braços de imigrantes estrangeiros e de migrantes brasileiros. Os haitianos que chegam ao Brasil o fazem por força do flagelo econômico dos terremotos que assolam aquele país.
Portanto, alerta o presidente da Fenepospetro, Eusébio Luis Pinto Neto, “não tem cabimento qualquer gesto o sentimento de xenofobia”. E mais: “Racismo é crime inafiançável e seria bom para os paranaenses e brasileiros, em geral, que os agressores fossem devidamente recolhidos, pagando pelo crime racista e pelas agressões contra um trabalhador indefeso”.

O Paraná, e especialmente Curitiba, tem vivenciado lamentáveis episódios de agressão contra trabalhadores em postos de combustíveis.

Assista o vídeo.

MAIS – Site da Fenepospetro e do Sinpospetro Curitiba.

Conteúdo Relacionado

Sindicatos e prefeito de Guarulhos dialogam

O sindicalismo de Guarulhos (Grande São Paulo) busca ampliar seu leque de ações. Para tanto, na tarde desta terça (24) reuniu-se com o prefeito...

Comerciários fazem Mutirão da Diversidade

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realiza quarta (25), das 9 às 16 horas, o segundo Mutirão da Diversidade. Iniciativa tem o apoio...

Vargas Netto fala aos professores

O mais experiente, e completo, consultor sindical brasileiro, João Guilherme Vargas Neto, participa do programa “Encontros Literários”, do Sinpro-SP, mês de junho. Ele foi...

Líder frentista pede cuidado com o gás GNV

O Gás Natural Veicular (GNV) atrai muitos motoristas, especialmente taxistas e outros que utilizem cotidianamente seus veículos. Seu grande apelo é o custo, bem...

Patah lamenta recuo sobre trabalho aos feriados

O Ministério do Trabalho e Emprego oficializou na quarta (18) novo adiamento relativo à Portaria nº 3.665/2023, que trata das regras para o trabalho...