14 C
São Paulo
sábado, 19/07/2025

Seminário de Saúde e Segurança lota Sindicato

Data:

Compartilhe:

Se quantidade define sucesso, o 29º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região obteve pleno êxito. Se qualidade e representatividade também definem o êxito de um evento, o 29º Seminário alcançou seu objetivo.

O evento, sexta, na sede da entidade, reuniu 190 participantes da categoria, entre cipeiros, técnicos em segurança no trabalho, profissionais de RH, engenheiros de segurança e outros. No total, 230 pessoas.

O evento também marcou retorno do presidente ainda licenciado, Josinaldo José de Barros (Cabeça), que deixou mensagem de união e esperança aos presentes.

O Seminário foi organizado pelo Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato, coordenado pelo diretor Elenildo Queiroz (Nildo).

Palestras – Ricas em conteúdo, ensejaram perguntas e debate entre os participantes. Outra demonstração de prestígio foi a presença do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e do Cerest local.

Nildo comenta: “Grande presença da categoria de diversas fábricas de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. Grande também o interesse dos presentes em saber como garantir mais saúde e segurança”. Segundo o dirigente, “quem participou agregou conhecimento sobre as Normas e a legislação”. Isso, ele crê, fortalecerá a atuação das Cipas, que passam também a cuidar de questões ligadas ao assédio. Agora, Cipa+a.

MPT – O representante do Ministério Público do Trabalho discorreu sobre “Impactos psicossociais do assédio moral no ambiente de trabalho”. O dr. Patrick Maia Merísio, procurador da 2ª Região, enfatizou o compromisso do órgão em prol da segurança, da saúde dos trabalhadores.

Fundacentro, Superintendência Estadual do Trabalho e Espaço Cidadania também participaram. O metalúrgico de Osasco, Carlos Clemente, fundador do Cidadania, destacou a presença dos órgãos públicos: “Poucos Sindicatos têm condição de reunir Ministério do Trabalho, Ministério Público, Fundacentro, Cerest, palestrantes desse quilate e um auditório muito interessado”.

VÍDEO Clique e assista à entrevista com o dr. Patrick.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...