20.5 C
São Paulo
quinta-feira, 10/07/2025

Especialista explica como fazer Prova de Vida do INSS

Data:

Compartilhe:

Prova de Vida é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social a aposentados e pensionistas. A Prova visa checar se beneficiário está vivo, pra continuar pagando o benefício.

O especialista em aposentadorias César Tolentino, da Tolentino Aposentadorias explica o que é, quem deve e como fazê-la.

A Prova de Vida deve ser feita uma vez por ano pra evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.

Tolentino explica que devem fazê-la quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros.

Segundo o especialista, o INSS pretende implantar uma versão digital da Prova de Vida pra todos os segurados poderem realizá-la on-line. Ainda não há prazo de quando este sistema será implantado.

Mas há exceções. “O INSS implementou um sistema temporário que usa os dados biométricos. Então, o segurado que possuir Carteira de motorista ou Título de eleitor com biometria cadastrados nos órgãos, poderá usufruir deste sistema”, explica o advogado.

Outra exceção é quando o segurado tem mais de 80 anos, ou possui incapacidade física de locomoção. “Nesses casos, há o atendimento a domicílio através do aplicativo do INSS ou pelo site. O segurado precisará agendar uma data e horário pra que um agente do INSS visite a sua casa e realize a prova de vida”, conta.

Prazo – Tolentino alerta: “Quem perder o prazo para fazer o procedimento, tem o seu benefício automaticamente bloqueado”.

Para desbloquear o pagamento, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a Prova de Vida. “Em casos de cessação do benefício, a pessoa deve pedir a reativação do benefício”, completa.

Veja tabela e confira o prazo para fazer sua Prova de Vida:

Mais – Acesse www.voumeaposentar.com

Conteúdo Relacionado

Newton Cândido, uma história

O metalúrgico Newton Cândido foi um dos homenageados (in memoriam), dia 9, na CTB, no Dia da Luta Operária. O jornalista Sérgio Gomes (Oboré)...

Centrais defendem soberania e criticam Trump

(NOTA OFICIAL) As Centrais Sindicais condenam com veemência o “tarifaço” de 50% pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as exportações brasileiras. A medida...

CTB recebe Dia da Luta Operária

CTB recebe Dia da Luta OperáriaAconteceu nesta (9) manhã em São Paulo a comemoração do Dia da Luta Operária, data inspirada na greve geral...

Sindicalismo celebra Dia da Luta Operária em SP

Feriado no Estado de São Paulo, o 9 de Julho será marcado na Capital por um forte e amplo evento sindical. Trata-se do Dia...

Economista do Cofecon explica IOF

Pedro Afonso Gomes é Conselheiro Federal Efetivo do Cofecon. Ele foi entrevistado pela Agência Sindical acerca das mudanças pretendidas pelo governo federal quanto à...