17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Especialista explica como fazer Prova de Vida do INSS

Data:

Compartilhe:

Prova de Vida é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social a aposentados e pensionistas. A Prova visa checar se beneficiário está vivo, pra continuar pagando o benefício.

O especialista em aposentadorias César Tolentino, da Tolentino Aposentadorias explica o que é, quem deve e como fazê-la.

A Prova de Vida deve ser feita uma vez por ano pra evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.

Tolentino explica que devem fazê-la quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros.

Segundo o especialista, o INSS pretende implantar uma versão digital da Prova de Vida pra todos os segurados poderem realizá-la on-line. Ainda não há prazo de quando este sistema será implantado.

Mas há exceções. “O INSS implementou um sistema temporário que usa os dados biométricos. Então, o segurado que possuir Carteira de motorista ou Título de eleitor com biometria cadastrados nos órgãos, poderá usufruir deste sistema”, explica o advogado.

Outra exceção é quando o segurado tem mais de 80 anos, ou possui incapacidade física de locomoção. “Nesses casos, há o atendimento a domicílio através do aplicativo do INSS ou pelo site. O segurado precisará agendar uma data e horário pra que um agente do INSS visite a sua casa e realize a prova de vida”, conta.

Prazo – Tolentino alerta: “Quem perder o prazo para fazer o procedimento, tem o seu benefício automaticamente bloqueado”.

Para desbloquear o pagamento, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a Prova de Vida. “Em casos de cessação do benefício, a pessoa deve pedir a reativação do benefício”, completa.

Veja tabela e confira o prazo para fazer sua Prova de Vida:

Mais – Acesse www.voumeaposentar.com

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....