26.3 C
São Paulo
sábado, 7/09/2024

Especialista explica como fazer Prova de Vida do INSS

Data:

Compartilhe:

Prova de Vida é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social a aposentados e pensionistas. A Prova visa checar se beneficiário está vivo, pra continuar pagando o benefício.

O especialista em aposentadorias César Tolentino, da Tolentino Aposentadorias explica o que é, quem deve e como fazê-la.

A Prova de Vida deve ser feita uma vez por ano pra evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.

Tolentino explica que devem fazê-la quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros.

Segundo o especialista, o INSS pretende implantar uma versão digital da Prova de Vida pra todos os segurados poderem realizá-la on-line. Ainda não há prazo de quando este sistema será implantado.

Mas há exceções. “O INSS implementou um sistema temporário que usa os dados biométricos. Então, o segurado que possuir Carteira de motorista ou Título de eleitor com biometria cadastrados nos órgãos, poderá usufruir deste sistema”, explica o advogado.

Outra exceção é quando o segurado tem mais de 80 anos, ou possui incapacidade física de locomoção. “Nesses casos, há o atendimento a domicílio através do aplicativo do INSS ou pelo site. O segurado precisará agendar uma data e horário pra que um agente do INSS visite a sua casa e realize a prova de vida”, conta.

Prazo – Tolentino alerta: “Quem perder o prazo para fazer o procedimento, tem o seu benefício automaticamente bloqueado”.

Para desbloquear o pagamento, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a Prova de Vida. “Em casos de cessação do benefício, a pessoa deve pedir a reativação do benefício”, completa.

Veja tabela e confira o prazo para fazer sua Prova de Vida:

Mais – Acesse www.voumeaposentar.com

Conteúdo Relacionado

Sindicato convida para Seminário de Segurança e Saúde, dia 20

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realizará o 29º Seminário de Segurança e Saúde dos Trabalhadores. Será dia 20 de setembro (sexta),...

Ganho real tem pequena queda

Curva de aumentos reais nas negociações coletivas se manteve positiva em julho - informa o boletim “De Olho nas Negociações”, do Dieese. No mês,...

CNTA quer encontro com entidade patronal

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CNTA Afins) e a UITA - União Internacional dos Trabalhadores - encaminharam ofício à União da Indústria...

Professores Senac Interior receberão mais 25%

Excelente notícia para os professores do Ensino Médio do Senac, Interior do Estado. Os salários dos companheiros e companheiras sobem cerca de 25%, a...

Frentistas vencem na mesa-redonda

O Sindicato dos Frentistas de Jundiaí saiu vitorioso da última Mesa-redonda com a Gerência Regional do Trabalho e Emprego. Reunião foi solicitada pela entidade,...