25.5 C
São Paulo
terça-feira, 23/04/2024

Especialista explica como fazer Prova de Vida do INSS

Data:

Compartilhe:

Prova de Vida é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social a aposentados e pensionistas. A Prova visa checar se beneficiário está vivo, pra continuar pagando o benefício.

O especialista em aposentadorias César Tolentino, da Tolentino Aposentadorias explica o que é, quem deve e como fazê-la.

A Prova de Vida deve ser feita uma vez por ano pra evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.

Tolentino explica que devem fazê-la quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros.

Segundo o especialista, o INSS pretende implantar uma versão digital da Prova de Vida pra todos os segurados poderem realizá-la on-line. Ainda não há prazo de quando este sistema será implantado.

Mas há exceções. “O INSS implementou um sistema temporário que usa os dados biométricos. Então, o segurado que possuir Carteira de motorista ou Título de eleitor com biometria cadastrados nos órgãos, poderá usufruir deste sistema”, explica o advogado.

Outra exceção é quando o segurado tem mais de 80 anos, ou possui incapacidade física de locomoção. “Nesses casos, há o atendimento a domicílio através do aplicativo do INSS ou pelo site. O segurado precisará agendar uma data e horário pra que um agente do INSS visite a sua casa e realize a prova de vida”, conta.

Prazo – Tolentino alerta: “Quem perder o prazo para fazer o procedimento, tem o seu benefício automaticamente bloqueado”.

Para desbloquear o pagamento, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a Prova de Vida. “Em casos de cessação do benefício, a pessoa deve pedir a reativação do benefício”, completa.

Veja tabela e confira o prazo para fazer sua Prova de Vida:

Mais – Acesse www.voumeaposentar.com

Conteúdo Relacionado

Engenheiros abrem campanha salarial

Acontece quarta, 24, o XXIII Seminário sobre Campanhas Salariais do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Será no auditório do Seesp, à...

Economista explica melhora na renda

A renda per capita no Brasil bateu recorde de crescimento em 2023. Subiu de R$ 1.658,00 pra R$ 1.848,00, alta de 11,5% em relação...

Sindicalismo perde Chicão

Com imensa tristeza, vimos informar a morte de Francisco Cardoso Filho, Chicão, que presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região de 1987...

Alimentação busca regulamentar custeio sindical

O pedido de isenção da contribuição sindical por parte do trabalhador só pode ser feito antes da assembleia da categoria. Esta é a posição...

Escola do Sinpro SP promove novos cursos

A Escola de Professores do Sinpro SP está com vagas abertas para dois novos cursos neste mês de abril. A programação é voltada para...