O local já está confirmado. O 1º de Maio Unitário deste ano será realizado no estacionamento do Itaquerão, junto ao estádio do Corinthians, Zona Leste paulistana. Capacidade estimada para cerca de 25 mil pessoas.
Participam da organização as Centrais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical e Pública. A exemplo de outros Atos, em anos anteriores, os organizadores convidarão autoridades e delegações internacionais.
Lula – Esperada a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Já enviamos o convite”, adianta João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical. A eventual participação do Presidente envolve não só a questão da agenda, mas o item segurança, que requer um local apropriado e logística adequada.
Bandeiras – O Dia do Trabalhador 2024 tem como bandeiras Emprego Decente; Correção da Tabela do Imposto de Renda nos Salários; Menos juros; e Valorização do Serviço Público. Na questão do imposto, o pleito sindical é isenção até R$ 5 mil.
Unidade – Segundo Juruna, “o 1º de Maio nasceu como expressão da vontade e unidade da classe trabalhadora”. Portanto, ele argumenta, “nosso empenho é pra que essa tradição se reafirme também no Ato deste ano”.
Atrações – O Ato do 1º de Maio terá atrações musicais e outras iniciativas artísticas. A programação será ainda elaborada.
MAIS – Sites das Centrais.