Assembleia segunda, 31, definirá a pauta de reivindicações dos técnicos na indústria cinematográfica e do audiovisual nos Estados de SP, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Objetivo do Sindcine, que representa mais de cinco mil trabalhadores no setor, é realizar uma boa negociação com o patronato, resultando na assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2025-26. Data-base é 1º de maio.
Evento será online, a partir das 19 horas, pelo link http://sindcine.votabem.com.br/ (página estará ativa no dia da assembleia). Podem participar técnicos com registro profissional (DRT), inclusive não associados ao Sindcine, e os contratados fixos nas empresas do setor.
Redução da jornada é uma das principais bandeiras apontadas pela presidente Sonia Santana, recentemente reeleita. Meta é limitar trabalho no set a no máximo 10 horas/dia, incluindo uma hora para refeição e descanso. Hoje é comum a produtora impor jornada de 12 horas, o que é lesivo à saúde física e mental do trabalhador.
Itens – Também devem integrar a pauta temas como ganho real de salário, reajuste no vale-refeição, redução da escala (luta é pela 5×2 e fim da 6×1) e marcação de ponto por aplicativo de celular. Outras reivindicações podem ser acrescidas a partir das deliberações da assembleia.
Advogado – O dr. Marcelo de Campos Mendes Pereira assessora o Sindcine na campanha salarial e nas negociações com o patronato. Ele reforça que são crescentes as queixas da categoria pelo excesso de jornada, esgotamento físico, estresse e assédio nos locais de trabalho
MAIS – Telefone (11) 5539.0955. Site – www.sindicine.com.br