17.2 C
São Paulo
domingo, 21/04/2024

BIM, do conceito à prática – por Murilo Pinheiro

Data:

Compartilhe:

Com inscrições abertas e aulas online programadas para 14 a 16 de setembro próximo, curso oferecido por meio do SEESP Educação, em parceria com a FNE, traz qualificação indispensável na atualidade e diferencial ao engenheiro no mercado.

De olho nas tendências do mercado e visando contribuir para a atualização e qualificação profissional dos engenheiros, o sindicato oferece, por meio do SEESP Educação e em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), aos seus representados e demais interessados, o curso “BIM, do conceito à prática”. Com inscrições abertas, as aulas online estão programadas para 14 a 16 de setembro próximo, a depender do fechamento de turma.

Para além de sua função precípua de defesa dos direitos da categoria sobretudo nas campanhas salariais e de sua atuação cidadã na busca por soluções factíveis ao desenvolvimento nacional sustentável, o sindicato oferece uma série de serviços aos seus mais de 60 mil associados e amplo leque de oportunidades aos seus 200 mil representados no Estado em geral.

Em tal direção, a oferta de cursos como “BIM, do conceito à prática” a preços acessíveis e com descontos aos sindicalizados, via SEESP Educação, é uma das vertentes fundamentais de atuação, em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador, em que a aquisição de novas competências e a capacitação profissional têm se apresentado como diferencial importante na disputa por uma vaga.

No caso do Building Information Modeling (BIM) – Modelagem da Informação da Construção –, no Brasil, nos últimos anos seu uso se expandiu significativamente, a partir da instituição pelo governo federal de estratégia nacional para sua disseminação (Decreto 9.377, de 17 de maio de 2018).

Nesse âmbito, um novo impulso foi dado com o Decreto Federal no. 10.306/2020, que estabeleceu a utilização do BIM “na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia” pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Quem se qualificar, seguramente terá vantagens competitivas no mercado de arquitetura, engenharia e construção.

Ministrado por consultores internacionais, “BIM, do conceito à prática” visa conscientizar sobre a transformação na indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), provocada pelo uso global e colaborativo do Building Information Modeling. Seu objetivo é ainda permitir o alinhamento de conceitos de modo a auxiliar na integração entre equipes ou organizações no trabalho com esse processo imprescindível na atualidade.

A atualização e qualificação profissional dos engenheiros vai ao encontro de preocupação expressa também nos acordos e convenções coletivas de trabalho assinados pelo SEESP com as empresas e sindicatos patronais. Assim, a entidade tem reivindicado e garantido a manutenção e inclusão de cláusulas relativas à reciclagem tecnológica.

Cliente de que educação continuada é essencial para os engenheiros preservarem ou disputarem um lugar ao sol no mercado, o SEESP, mais uma vez, cumpre a tarefa de oferecer curso que contribua para tanto.

BIM, do conceito à prática”, para novas competências e capacitação de acordo com as tendências do mercado.

 Murilo Pinheiro – Presidente do Sindicato dos Engenheiros.
Acesse – www.seesp.org.br

Clique aqui e leia mais opiniões

Murilo Pinheiro
Murilo Pinheiro
Murilo Pinheiro é presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e da Federação Nacional da categoria (FNE)

Conteúdo Relacionado

Trabalhadores marcharão à Brasília por democracia e justiça – Ismael Cesar

Deliberado no Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores, ocorrido em outubro de 2023, a Marcha da Classe Trabalhadora à Brasília, está marcada para...

A importância e os desafios das frentes parlamentares – Antônio Augusto de Queiroz

As frentes parlamentares e bancadas informais desempenham papel relevante no cenário político, representando forma interessante de articulação, representação e influência para interesses diversos. Compostas...

Fiscalização da Previdência brasileira garante proteção – Wanderson Ferreira

A Previdência Social parte do princípio de que todos os trabalhadores precisam estar seguros em caso de perda de a capacidade de trabalhar, o...

Decisão lamentável – João Guilherme

Recentemente o juiz Eduardo Pires, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo, decidiu que o trabalhador não sindicalizado não tem direito aos benefícios...

Privatizar a educação pública beneficia apenas os tubarões da educação – Francisca Rocha

Desde que assumiu o governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas trabalha diariamente com a tese de destruição do Estado e privatização de todo...