O Brasil foi um dos destaques na WorldSkill, torneio internacional de educação para jovens profissionais, promovido pela Internacional Vocation Training Organization (IVTO).
O torneio é realizado a cada dois anos, desde 1950. A última edição aconteceu em Lyon, França, entre 10 e 15 de setembro. O Brasil conquistou oito medalhas em várias modalidades e ficou em 2° lugar no ranking de pontos.
O dirigente metalúrgico guarulhense José Pereira dos Santos, representante da Força Sindical no Senai, esteve no local o evento. Ele diz: “A participação do Brasil foi excepcional. Com maior investimento poderíamos ter ganhado ainda mais medalhas. De qualquer forma, mantivemos a expectativa de ótimo desempenho, já obtido em edições anteriores.”
Conquistas – Delegação brasileira teve 64 estudantes e ex-estudantes do Senai e Senac. Jovens disputaram 56 das 59 modalidades. As medalhas conquistadas foram: uma de ouro, quatro de prata e três de bronze, além de 27 medalhas de excelência. Tais resultados garantiram ao Brasil o segundo lugar no pódio na soma de pontos. Atrás apenas da China.
Reconhecimento – José Pereira dos Santos ressalta a importância dos serviços nacionais de aprendizagem. Ele diz: “Temos bom histórico de participação na competição. Isso propicia reconhecimento internacional do Brasil pelo comprometimento na educação e formação de jovens para o mercado de trabalho. Tudo isso graças aos serviços do Senai e Senac”.
Medalhistas – Medalha de ouro foi para Bruna Martins (modalidade Cabeleireiro); prata, para André Dono (modalidade Fresagem a CNC), João Lucas Guimarães (Tornearia a CNC), Victor de Freitas Ferreira (Tecnologia em Design Industrial) e Estéfany Marengoni (Cuidados de Saúde). Já as medalhas de bronze ficaram com João Luiz Carvalho (Mecânica Industrial), Nathan Crepaldi Rodrigues (Optoeletrônica) e Samuel França dos Santos (Logística e Envios Internacionais).