Campanhas salariais na pauta – Por Murilo Pinheiro

0
213

O SEESP realiza mais uma edição do seu tradicional seminário, reunindo representantes das empresas e do sindicato. Objetivo é buscar o diálogo e fechar acordos e convenções à mesa de negociação.

Acontece nesta quinta-feira (27/4), às 16 horas, na sede do SEESP, em São Paulo, o XXII Seminário sobre Campanhas Salariais, tradicional evento promovido pelo nosso sindicato desde 2001, que merece destaque especial no calendário anual da entidade.

Reunindo dirigentes, representantes das empresas e dos setores em que os engenheiros atuam, além de especialistas do mundo do trabalho, a atividade traça o panorama no qual as negociações coletivas se darão, tendo grande importância para o conjunto da categoria, em São Paulo e em todo o Brasil, considerando-se a relevância das questões nacionais nesse contexto.

Aspectos políticos e socioeconômicos, que certamente interferem na conjuntura, estarão presentes ao longo das campanhas salariais, o que torna o seminário uma oportunidade valiosa de acesso a informação e análise qualificadas.

Não sendo espaço para apresentação de reivindicações e contrapropostas, a discussão que se dará no evento tem a função de aproximar os universos das companhias e dos empregados, demonstrando que há, numa visão mais ampla, objetivos comuns a serem perseguidos, para além de divergências pontuais.

Para o sindicato e seus dirigentes, é um momento valioso de conhecer as expectativas e realidade das empresas, desafios previstos para o próximo período e possibilidades de crescimento. Assim como é importante para os empregadores compreenderem a importância de valorizar seus trabalhadores qualificados para que bons resultados sejam alcançados, notando que esse reconhecimento passa, por exemplo, por assegurar remuneração justa, oferecer condições adequadas de trabalho e respeito ao conhecimento técnico dos profissionais.

Ao longo das negociações, essa agenda será traduzida no pleito por reposição das perdas inflacionárias, ganhos reais de produtividade, respeito ao piso salarial da categoria, oportunidades de qualificação e planos de carreira compatíveis com as funções exercidas. É fundamental, para que possamos chegar a bom termo, que os empregadores vejam tais reivindicações como parte do investimento, e não como mero custo, daí a relevância dessa abertura de conversa que acontecerá no seminário.

Por fim, esse encontro sobre as campanhas salariais tem ainda a função de fortalecer a mobilização da categoria, aspecto absolutamente imprescindível para que o esforço tenha sucesso, preservando direitos e trazendo novas conquistas aos mais de 100 mil engenheiros abrangidos pelo conjunto de mais de 30 negociações.

Vamos juntos nessa luta pela valorização profissional através do diálogo de alto nível.

Eng. Murilo Pinheiro – Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do Sindicato paulista.

Clique aqui e leia mais artigos de Murilo Pinheiro.

Acesse – www.seesp.org.br