“Valorizar a relevância do sindicalismo comerciário paulista nas eleições de 2024, com apoio efetivo dos comerciários e dos práticos de farmácia às candidaturas alinhadas às causas da categoria, e também lançar candidaturas próprias às Prefeituras e às Câmaras”.
Essa é uma das seis deliberações aprovadas na celebração da Federação dos Comerciários do Estado de SP, dia 1º de Maio, com mais de quatro mil trabalhadores no Parque Aquático da entidade, em Avaré, Interior. Outras cinco deliberações tratam de questões sindicais, trabalhistas e comunicação. Os comerciários são a maior categoria urbana do País. No Estado de São Paulo há 2,5 milhões, representados por 72 Sindicatos filiados.
47 prefeitos – Nas eleições de 2020, o movimento “Corrente Democrática”, nascido em 2012 na Fecomerciários, elegeu 47 prefeitos, nove vices e 152 vereadores, somando 592.119 mil votos, em todo o Estado. “O movimento é plural”, ressalta o presidente da Fecomerciários, deputado federal Luiz Carlos Motta (PL/SP).
Os comerciários paulistas visam eleger, em outubro, “o maior número possível de prefeitos, vices e vereadores, a fim de reforçar a defesa de direitos trabalhistas”, explica Motta. E conclui: “Vejo as ameaças que acontecem em vários municípios em relação às mudanças arbitrárias no horário de funcionamento do comércio e nos trabalhos aos domingos e feriados. Se não forem contidas, elas ganham força no Estado e no Brasil. Daí, a necessidade de elegermos legítimos representantes, em 2024, nas eleições municipais”.
MAIS – Site da Fecomerciários, Sindicato de Guarulhos e demais entidades
Presidentes de Sincomerciários e diretores da Federação