Conjuntura favorece ganhos reais, aponta Dieese

0
141

O Boletim “De Olho nas Negociações”, do Dieese, de julho, traz boas notícias aos trabalhadores. A publicação mostra evolução nas negociações salariais, em junho. No mês, 85,9% dos acordos coletivos alcançaram aumento acima da inflação medida pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Análise feita até 9 de julho aponta que 12,3% das negociações salariais tiveram reajustes iguais à inflação. Abaixo do INPC, 1,8% dos acordos. A inflação ficou em  3,7%, entre junho do ano passado e maio de 2023.

Explicação – Para Luís Ribeiro, do Dieese, o saldo das campanhas com ganhos reais se deve à melhora no quadro geral da economia e à confiança do mercado, que tem crescido. Ele explica: “Muitas categorias que agora obtêm ganho real compensam parte das perdas geradas na fase da pandemia, quando as negociações tinham dificuldades em repor o INPC”.

Ribeiro vê tendência de ganho real às categorias com data-base no segundo semestre deste ano. A melhora no panorama também se explica pelas medidas que o governo conseguiu aprovar no Congresso, entre quais o arcabouço fiscal e a reforma tributária.

Padeiros – O segmento da categoria no ABC conseguiu acordo com 100% do INPC e 2,06% de aumento real. Segundo Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato de São Paulo e Grande SP, as negociações prosseguem por meio de acordos coletivos localizados, “sempre com ganho real e todos eles acima da inflação”.

Saiba mais – Clique aqui e leia o Boletim 34. Ou acesse – www.dieese.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui