Desemprego cau. Mas mercado chia
O desemprego cai e chega ao menor nível da série pesquisada pelo IBGE. Estava em 6,6% nos três meses até agosto. Agora, baixa para 6,1%.
Em números, 510 mil pessoas saíram do desemprego no último trimestre.
A elevação do emprego puxa pra cima o número de brasileiros ocupados. Agora, já somam 103,9 milhões. Esse aumento se faz acompanhar também do crescimento da renda média assalariada.
E janeiro virá com melhorias salariais, pois o presidente Lula elevará o mínimo para R$ 1.518,00, ou seja, ganho real de 2,5% acima da inflação. Esse aumento decorre de política negociada com as Centrais Sindicais.
Antes – No governo Lula, em dois anos, o ganho real no salário mínimo acumulará 3,3%. Vale lembrar que Bolsonaro, além de negar reajuste, saiu do governo devendo R$ 7,00 no mínimo dos brasileiros – quase 36 milhões de pessoas.
Mercado – Ainda assim, o capital atrasado, ligado à Faria Lima e aos especuladores, principalmente, combate o governo Lula. A quantidade de infâmias, fake news e distorções que depositam nas redes sociais ou canais da direita não choca porque conhecemos a velha elite brasileira e seus métodos antinacionais.
MAIS – www.cut.org.br – https://youtu.be/OFn6nJVFliQ?si=6w7V9oZu8LtAdsbr
OU – https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/42298-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-6-1-e-taxa-de-subutilizacao-e-de-15-2-no-trimestre-encerrado-em-novembro




