19.5 C
São Paulo
sábado, 15/11/2025

Emprego, PIB e renda definem 2024

Data:

Compartilhe:

O País vai bem nos itens crescimento do PIB, Emprego e Renda. Mas há problemas com juros altos e descontrole do dólar, pelo BC, o que pode elevar a inflação.

Avaliação é de Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), ex-diretor do Diap e titular da Consillium Assessoria Parlamentar, em Brasília. O jornalista é mestre em Políticas Públicas pela FGV. O consultor afirma: “Das suas próprias iniciativas, o governo aprovou junto ao Congresso Nacional todos os projetos, cedendo aqui ou acolá, dada a correlação de forças”.

Ele também valoriza avanços no cenário mundial, como os 37 acordos recentes Brasil-China e a parceria Mercosul-União Europeia, “até pra fazer frente ao que deve vir com o novo governo dos Estados Unidos”.

Para Antônio Augusto de Queiroz, a própria projeção de Lula, sua comunicação e articulação mostram um País com governo efetivo e presença do Estado. Nesse caso, via reconstrução de conselhos, órgãos fiscalizatórios e outros mecanismos desfeitos pelo bolsonarismo.

O consultor vê dissonância entre a situação real do País e pessimismo entre as pessoas. Para ele, “fruto ainda da extrema polarização política que vigorou por um bom tempo”. E aponta má vontade das confederações patronais, do mercado financeiro e amplos setores da mídia.

Mas o rumo geral está certo, “com crescimento econômico, respeito ao meio ambiente, democracia e maior distribuição de renda”.

Embora, o governo respeite ciência, ambiente, democracia e direitos humanos, para “Toninho do Diap”, tem faltado formação política e informação à base social, até para avançar o diálogo com setores sociais conservadores, que não se consideram contemplados pelo governo.

Sindicalismo – Houve poucos avanços governo-movimento. Para Antônio Augusto de Queiroz, “essa dinâmica deve ser acelerada, inclusive buscando-se a solução para o custeio sindical”.

MAIS Site do Diap e Consillium

Conteúdo Relacionado

Polícias paulistas protestam terça

Insatisfação geral nas Polícias do Estado de São Paulo. Os profissionais reclamam, principalmente, do descumprimento de promessas eleitorais por parte de Guilherme Derrite (secretário...

Acordo dos Químicos de SP beneficia 130 mil

Quinta (13), a Fequimfar e representantes patronais do Grupo Ceag-10 (Fiesp) renovaram a Convenção Coletiva de Trabalho. Federação conquistou ganhos reais de 0,5% nos...

Escala 6×1 tem repúdio geral, diz Arraes

“Nós aceitamos debater a escala 6x1 com os patrões. Mas também queremos debater com eles a terceirização, o custeio sindical e a pejotização”. A...

Sintracon-SP recebe Dom Odilo

O Sintracon-SP, que representa trabalhadores da Construção Civil na Capital, será palco de palestra do Cardeal Dom Odilo Scherer. Ela acontece sexta (14), na...

Frentistas do DF obtêm reajuste de 10,7%

Após longo e desafiador processo de negociação, o Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal conquistou aumento salarial de 10,73%; reajuste de 10% no tíquete-alimentação...