Desde sexta (21) o Sinpospetro Goiás comanda paralisações em postos de combustíveis. A greve no Estado visa pressionar o setor patronal voltar a negociar reajuste salarial e avanços na Convenção Coletiva de Trabalho. A data-base é 1º de maio.
Segundo Carlos Pereira da Silva, integrante do Sindicato, a entidade tem encontrado dificuldades, mas a greve segue, até que os patrões apresentem proposta formal com melhores condições de trabalho. Ele diz: “Estaremos a semana inteira nos postos. Os patrões contratam segurança privada, carro de som, pra tentar amedrontar o frentista frente à equipe do Sindicato. Não querem aceitar e se impõem pra atrapalhar, mas não fizeram nenhum posicionamento a respeito das negociações até o momento”.
Vale destacar que a greve é por direitos e obedece todos os trâmites legais.
Reivindicações – O Sindicato pleiteia reajuste pelo INPC dos últimos 12 meses, mais 5% de aumento real; aumento na cesta básica e no prêmio assiduidade; plano odontológico e manutenção dos benefícios assegurados em Convenção. O setor patronal não apresentou proposta formal mesmo ante as várias tentativas de negociação.
Carlos afirma: “Não tivemos posicionamento do patronal e não temos negociação marcada. Entraremos com pedido de mediação no Ministério Público do Trabalho, tentando alguma proposta ou posicionamento. Ainda assim, seguiremos com a greve, que foi documentada, avisada e está dentro da lei”.
O sindicalista destaca que a adesão da base ainda não é completa. Ele convoca os companheiros goianos a participar da greve: “Convocamos todos pra que façam greve dentro do seu posto, com ou sem ajuda dos grevistas. Contamos com todos os frentistas e pessoal de lojas de conveniência de Goiás. Cruzem os braços, porque precisamos de aumento de salário. A luta não é só do Sindicato, mas sim de toda a classe”.
Eusébio – O presidente da Federação Nacional dos Frentistas, Eusébio Pinto Neto, assim como toda diretoria, apoia o movimento grevista. Ele diz: “Somos solidários aos companheiros e estamos aqui dando todo nosso apoio, colocando a Federação à disposição pra que possamos fazer o melhor para a categoria de Goiás”.
MAIS – Sinpospetro GO. Sede à rua 810, quadra 929, lote 23, 472, Vila Colemar Natal e Silva, Goiânia. WhatsApp (62) 99224.0450 ou ligue (62) 3225.6555.