Quarta (31), o Sinpospetro-RJ fechou com o patronal (Sindestado) a Convenção Coletiva. Os resultados foram positivos para a categoria.
Abrangência – O termo assinado garante reajuste salarial de 4,5% para os salários e aumentos maiores nos benefícios. Cerca de oito mil trabalhadores da Baixada Fluminense, Costa Verde e do Sul do Estado serão contemplados.
Pagamento – As empresas o farão retroativamente à data-base da categoria, que é 1º de junho. Diferenças entre junho e julho serão pagas no próximo salário, entre de setembro e outubro.
Real – Aumento no vale-alimentação é de 12,5%. O ganho real é de 9,16%. Diferenças de junho e junho serão quitadas, uma única vez, na folha de pagamentos de setembro.
Outra conquista melhora o Abono Salarial, reajustado em 8,34%. Neste caso, aumento real de 5%, acima da inflação. Pagamento em três parcelas: agosto, setembro e outubro.
Negociações – Foram difíceis. Eusébio Luís Pinto Neto, presidente do Sindicato (e da Fenepospetro), afirma: “Os patrões insistiam em repassar só a inflação acumulada entre junho de 2023 a maio de 2024. Mobilizamos a categoria, fomos às bases e jogamos uma verdadeira queda de braço com o patronato pra obter aumento salarial real de 1,16%”.
Para o fechamento do acordo, o patronal apresentou contraproposta de reajuste maior para o Vale-alimentação e Abono Salarial. Mas resistimos e conseguimos aumentos efetivos nos benefícios.
Base – Sindicato realiza, nos próximos dias, a distribuição da tabela com novos valores de salários e benefícios nos postos de combustíveis.
MAIS – Site do Sinpospetro-RJ.
Com informações da jornalista Estefania de Castro (MTb 21.605).