26 C
São Paulo
domingo, 19/05/2024

Fundacentro participa de Ato e Canto pela Vida

Data:

Compartilhe:

Atividade, organizada por mais de 40 instituições, ocorre em São Paulo pra chamar atenção ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

O espaço público será ocupado pela sociedade domingo, 28 de abril, pra relembrar os mortos, acidentados e adoecidos pelo trabalho, mas também pra lutar pela vida. 

O Ato e Canto pela Vida acontece a partir das 11 horas na Praça Vladimir Herzog, ao lado da Câmara Municipal, pra celebrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.  

A data remete à morte de 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos, após explosão, em 28 de abril de 1969.

Estima-se que, a cada 15 segundos, uma pessoa morre no mundo por acidente de trabalho. No Brasil, a cada 50 segundos, um acidente é notificado. Esses números são destacados pelo Manifesto do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho!, assinado por dezenas de instituições, entre elas, a Fundacentro.

Segundo o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2022, 6.774.543 acidentes do trabalho foram notificados, e gerou 2.293.297 afastamentos. E resultaram em 25.492 mortes. Os dados abrangem só acidentes registrados no INSS, fora os com trabalhadores sem registro formal e servidores estatutários.

Alerta à sociedade – As mais de 40 entidades querem tornar visível a questão pra toda a sociedade. “É fundamental a Fundacentro estar alinhada para trazer luz à gravidade da persistência dos altos índices de acidentalidade e adoecimentos relacionados ao trabalho”, afirma o presidente, Pedro Tourinho.

Nesse universo, doenças relacionadas à saúde mental são o terceiro motivo de afastamento. Mas, muitas vezes, o nexo causal é desconsiderado. Para Tourinho, cada vez mais  reconhecer o papel do trabalho no adoecimento psíquico se torna algo dado, mas ainda há muito que pesquisar e legislar em termo de proteção da saúde mental dos trabalhadores.

Mudanças Climáticas – O Manifesto destaca ainda que a Saúde e Segurança do Trabalhador é direito fundamental de cidadania reconhecido pela OIT e OMS.

Desde 2003, a OIT também considera o 28 de abril como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Estão em andamento projetos de pesquisa sobre essa temática: Impacto da exposição ao frio sobre o trabalho a céu aberto e Inovação tecnológica e pesquisa sobre exposição ocupacional ao calor a céu aberto. Conheça mais detalhes no site da instituição.

Ato e Canto pela Vida – Programação do encontro gastronômico cultural “Todo mundo tem que falar, cantar e comer!”

11h – Encontro e reencontro dos participantes, familiares e entidades;

12h – Apresentação musical com o cantor Paulinho Timor – o Samba do Trabalhador;

13h – Ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho;
Simultaneamente: Almoço no sistema “Quem pode, paga, quem não pode, pega”.

Local – Praça Vladimir Herzog e Centro Cultural a Céu Aberto Elifas Andreato. Rua Santo Antônio, 33, ao lado da Câmara de SP e perto do metrô Anhangabaú.

MAIS – Pelo e-mail ecidadania@cidadania.org.br ou telefone 11 3685.0915. Ou Cleonice cleo1960social@gmail.com.

Conteúdo Relacionado

Futebol dos Metalúrgicos volta domingo e arrecada para o Rio Grande do Sul

Ganha reforço neste domingo (19) a campanha do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região em prol das vítimas das enchentes do Sul. A...

Cartilha do MPT lista os atos antissindicais

O Ministério Público do Trabalho publicou a cartilha "Atos Antissindicais. O que fazer?". Documento idealizado pela Conalis - Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade...

Centrais farão Plenária

Quarta, 22, as Centrais Sindicais realizarão plenária em Brasília. A parte da manhã será dedicada a debater a Pauta Unitária aprovada na Conclat 2022,...

O Sul precisa de ajuda, diz líder frentista

O Sindicato dos Frentistas do Rio Grande do Sul fica no Centro de Porto Alegre, Capital. Na quarta, 15, às 11h50, a água ainda...

Sinpro Campinas completa 83 anos

quarta, dia 15, o Sinpro Campinas completou 83 anos. Integrante da Federação (Fepesp), a entidade representa o professorado da rede privada, além do Sistema...