Lei de Cotas completa 29 anos com debate e show virtual

0
370

A Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, completa 29 anos nesta sexta (24). Para marcar a data, será realizado evento virtual transmitido pelas redes sociais da Câmara Paulista pela Inclusão de  Pessoas com Deficiência (link no final da matéria).

A atividade começa às 14 horas com o debate “Trabalho – Um Direito de Todos”. Das 17 às 18 horas, a cantora Sara Bentes se apresenta na live-show “Festival sem Barreiras”. Merece destaque o show cultural com artistas portadores de deficiência que acontece das 19 às 20 horas. 

Na quinta (23), a live da Agência Sindical recebeu o médico do trabalho e auditor dr. Kal do Carmo, um dos organizadores do evento. Ele atua no Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP. Segundo ele, ainda falta um longo caminho. “A Lei de Cotas é a principal ferramenta para enfrentar o preconceito e colocar essas pessoas no mercado de trabalho”, ele destaca.

Criada para garantir a inclusão, a Lei de Cotas determina a contratação de um percentual de pessoas com deficiências e reabilitados da Previdência Social nas empresas, de acordo com o número de funcionários. 

Clemente – Carlos Aparício Clemente é dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e coordenador do Espaço da Cidadania. Ambas entidades são defensoras da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Para Clemente, um simples artigo de uma lei transformou pra melhor as relações de trabalho, com a chegada dos trabalhadores com deficiência. “Essa inclusão, quase imperceptível ainda, significa convivência com a diversidade e respeito às diferenças nos locais que é colocada em prática”, afirma.

Comerciários – O Sindicato dos Comerciários de São Paulo também é um dos organizadores do evento. “Será um show muito bonito. Mas é importante que outros Sindicatos e entidades também se engajem e nos ajudem nessa luta”, convida Cremilda Bastos Cravo, diretora da secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato.

Confira a programação

14 às 15 horas – Webinar Trabalho – Um Direito de Todos.

Mediador José Carlos do Carmo (Kal) – coordenador da Câmara Paulista para Inclusão e do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal da SRTE/SP – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo;

17 às 18 horas – Live-show de esquenta Festival sem Barreiras, apresentação Sara Bentes;

19 às 20 horas – Show cultural com artistas com deficiência, apresentação Marinalva Cruz, Secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo.

Transmissão – Pelas páginas no Facebook da Câmara Paulista de Inclusão e do Espaço da Cidadania.