“A Nova Central Sindical de Trabalhadores vem expressar solidariedade ao povo gaúcho, profundamente afetado pelas fortes chuvas. A força da natureza deixou marcas de destruição, causando vítimas fatais e inúmeros prejuízos a famílias e comunidades, em especial àquelas que dependem do trabalho diário para sustento.
Reconhecemos que essa catástrofe é reflexo das mudanças climáticas exacerbadas por práticas insustentáveis. O constante desmatamento, poluição das águas e do ar são claros sintomas da ação humana que, infelizmente, se intensificam no Brasil e no mundo, deixando as populações mais vulneráveis como as principais vítimas.
Somente através de ações conjuntas e coordenadas poderemos, enquanto nação, prevenir e mitigar futuros desastres, garantindo a segurança e o bem-estar do povo gaúcho e de todos os brasileiros e brasileiras.
Às famílias, trabalhadoras e trabalhadores que enfrentam os desafios trazidos por essa adversidade, oferecemos nossos mais sinceros sentimentos e votos de resiliência e força. Que a solidariedade seja a luz nesse momento de escuridão”.
Pela diretoria – Moacyr Roberto Tesch Auersvald. Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST)