19.5 C
São Paulo
sábado, 15/11/2025

Patah, da UGT, volta satisfeito do Japão

Data:

Compartilhe:

A viagem de Lula, com ampla comitiva, ao Japão, entre os dias 24 e 27 de março, foi um sucesso. O Brasil volta a vender carne ao Japão, podendo comercializar também, em breve, até 50 aviões da Embraer. No Vietnã, entre dias 27 e 29, a visita do Presidente criou possibilidades efetivas de abrir o mercado local a produtos brasileiros.

A avaliação é de Ricardo Patah, presidente da UGT, em conversa exclusiva com a Agência Sindical. Ele, como Miguel Torres, da Força Sindical, e Sérgio Nobre, da CUT, viajou a convite de Lula e da confederação sindical japonesa Rengo, que representa sete milhões de trabalhadores.

Lula – “Recebido com todas as honrarias, incluindo um jantar com o imperador. No Vietnã, a receptividade também foi primorosa. O carisma do nosso Presidente é mundial”.

Carne – “Após 30 anos, o Brasil volta a vender carne ao Japão, que vinha comprando dos Estados Unidos e Austrália. O japonês prefere a parte dianteira da rês”.

Aviões – “Acertada a venda de 20 aeronaves da Embraer. Mas esse número pode, em breve, chegar a 50 aviões”.

Agenda – “Todos os integrantes da comitiva tiveram agenda cheia. Lula, ministros, sindicalistas, os atuais presidentes da Câmara e Senado, seus ex-presidentes e diversos deputados”.

Empresários – “Viajaram em voo separado. Mas pelo que conversamos eles também voltaram satisfeitos, com possibilidades reais de grandes negócios, especialmente junto ao mercado japonês”.

Sindicalismo – “Tratamos de futuras parcerias, com a Rengo e outras entidades locais de trabalhadores”.

Participação – “O presidente Lula considerou relevante a presença sindical brasileira na viagem ao Japão e ao Vietnã. Nas próximas viagens, ele pretende chamar de novo delegações sindicais”.

Investimentos – “O Japão tem voltado a investir no Brasil. Tempos atrás, estive em Sorocaba, na Toyota, onde o presidente da empresa anunciou investimentos de R$ 11 bilhões”.

COP 30 – “Os sindicalistas brasileiros convidaram as entidades japoneses para a COP 30, que ocorrerá no Pará no mês de novembro”.

Povo – “Tóquio é hoje uma metrópole com 34 milhões de habitantes, com alto grau de urbanização e mobilidade urbana eficaz. É gratificante observar a educação e gentileza dos japoneses”.

MAIS – Sites da UGT, Força Sindical, CUT, Secretaria de Comunicação Social e Presidência da República.

Conteúdo Relacionado

Polícias paulistas protestam terça

Insatisfação geral nas Polícias do Estado de São Paulo. Os profissionais reclamam, principalmente, do descumprimento de promessas eleitorais por parte de Guilherme Derrite (secretário...

Acordo dos Químicos de SP beneficia 130 mil

Quinta (13), a Fequimfar e representantes patronais do Grupo Ceag-10 (Fiesp) renovaram a Convenção Coletiva de Trabalho. Federação conquistou ganhos reais de 0,5% nos...

Escala 6×1 tem repúdio geral, diz Arraes

“Nós aceitamos debater a escala 6x1 com os patrões. Mas também queremos debater com eles a terceirização, o custeio sindical e a pejotização”. A...

Sintracon-SP recebe Dom Odilo

O Sintracon-SP, que representa trabalhadores da Construção Civil na Capital, será palco de palestra do Cardeal Dom Odilo Scherer. Ela acontece sexta (14), na...

Frentistas do DF obtêm reajuste de 10,7%

Após longo e desafiador processo de negociação, o Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal conquistou aumento salarial de 10,73%; reajuste de 10% no tíquete-alimentação...