Patah, da UGT, volta satisfeito do Japão

Data:

Compartilhe:

A viagem de Lula, com ampla comitiva, ao Japão, entre os dias 24 e 27 de março, foi um sucesso. O Brasil volta a vender carne ao Japão, podendo comercializar também, em breve, até 50 aviões da Embraer. No Vietnã, entre dias 27 e 29, a visita do Presidente criou possibilidades efetivas de abrir o mercado local a produtos brasileiros.

A avaliação é de Ricardo Patah, presidente da UGT, em conversa exclusiva com a Agência Sindical. Ele, como Miguel Torres, da Força Sindical, e Sérgio Nobre, da CUT, viajou a convite de Lula e da confederação sindical japonesa Rengo, que representa sete milhões de trabalhadores.

Lula – “Recebido com todas as honrarias, incluindo um jantar com o imperador. No Vietnã, a receptividade também foi primorosa. O carisma do nosso Presidente é mundial”.

Carne – “Após 30 anos, o Brasil volta a vender carne ao Japão, que vinha comprando dos Estados Unidos e Austrália. O japonês prefere a parte dianteira da rês”.

Aviões – “Acertada a venda de 20 aeronaves da Embraer. Mas esse número pode, em breve, chegar a 50 aviões”.

Agenda – “Todos os integrantes da comitiva tiveram agenda cheia. Lula, ministros, sindicalistas, os atuais presidentes da Câmara e Senado, seus ex-presidentes e diversos deputados”.

Empresários – “Viajaram em voo separado. Mas pelo que conversamos eles também voltaram satisfeitos, com possibilidades reais de grandes negócios, especialmente junto ao mercado japonês”.

Sindicalismo – “Tratamos de futuras parcerias, com a Rengo e outras entidades locais de trabalhadores”.

Participação – “O presidente Lula considerou relevante a presença sindical brasileira na viagem ao Japão e ao Vietnã. Nas próximas viagens, ele pretende chamar de novo delegações sindicais”.

Investimentos – “O Japão tem voltado a investir no Brasil. Tempos atrás, estive em Sorocaba, na Toyota, onde o presidente da empresa anunciou investimentos de R$ 11 bilhões”.

COP 30 – “Os sindicalistas brasileiros convidaram as entidades japoneses para a COP 30, que ocorrerá no Pará no mês de novembro”.

Povo – “Tóquio é hoje uma metrópole com 34 milhões de habitantes, com alto grau de urbanização e mobilidade urbana eficaz. É gratificante observar a educação e gentileza dos japoneses”.

MAIS – Sites da UGT, Força Sindical, CUT, Secretaria de Comunicação Social e Presidência da República.

Conteúdo Relacionado

Piso dos professores obtém ganho real

O presidente Lula assinou, dia 19 de junho, a Medida Provisória 1.334, que melhora a forma de cálculo do Piso Salarial nacional dos professores...

Centrais e Alcolumbre devem se reunir dia 1º

Avançam as articulações pelo fim da escala 6x1 e a redução da jornada pra 40 horas semanais. A primeira quarta-feira de julho deverá ter...

Centrais criticam juros altos

Em Nota conjunta, as Centrais Sindicais criticaram o corte de apenas 0,25 ponto percentual na Taxa Básica de Juros (Selic). O corte, feito pelo...

Diap publica os “100 cabeças do Congresso”

Saiu a edição 2026 do “Cabeças do Congresso Nacional”, publicação anual, aguardada, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - Diap. A lista é elaborada...

Dieese alerta para a PEC da Maldade

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2026, apresentada no Senado Federal, acende um alerta entre entidades sindicais e especialistas em relações de trabalho....