Ponto de vista sindical – João Guilherme Vargas Netto

0
24

O ponto de vista de uma pessoa sobre qualquer assunto é o resumo instantâneo de sua ideologia dominante.

Para meu ponto de vista nada é mais esclarecedor do que um acompanhamento do que anda acontecendo no mundo sindical (ainda que predominantemente em São Paulo), demonstração de sua vitalidade.

As metalúrgicas da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) realizaram seu segundo congresso reunindo mais de 300 ativistas, em um esforço para aumentar a participação feminina nas lutas sindicais considerada essencial para o avanço da igualdade entre homens e mulheres.

Ainda no setor metalúrgico deve ser valorizada a eleição no sindicato de São Paulo e Mogi das Cruzes, ocorrida durante três dias da semana. Com chapa única a eleição proporcionou uma verdadeira ressindicalização, com os eleitores demonstrando sua proximidade com o sindicato.

A Federação Estadual dos Comerciários de São Paulo realizou a XVI reunião anual de seus advogados e advogadas, com uma pauta abrangente de temas que confirma seu papel nas negociações, unifica seus procedimentos e reforça a ação sindical dos 72 sindicatos filiados.

Os trabalhadores dos Correios, em campanha salarial, dirigidos pelo sindicato de São Paulo fizeram um dia de greve na segunda-feira como demonstração de força e unidade reafirmando suas reivindicações; foi um esquenta na campanha.

E, em diversas carreiras de servidores federais, continuam as discussões nas mesas de negociação ainda que simultaneamente inúmeras outras têm feito greve. O governo fixou uma data-limite para estas negociações porque precisa enviar ao Congresso Nacional, em setembro, a proposta de orçamento para o próximo ano.

Os negociadores dos ministérios envolvidos têm agido como o chinês que equilibra pratinhos, atendendo umas e outras reivindicações, mas sujeitas todas a uma dinâmica que talvez crie mais dificuldades que soluções, difíceis de serem equilibradas todas.

João Guilherme Vargas Netto, Consultor de entidades sindicais de trabalhadores.