Após muita pressão, finalmente o Governo do Estado de São Paulo cedeu e decidiu imunizar motoristas, cobradores, metroviários e ferroviários contra a Covid-19. A prioridade na imunização é uma reivindicação das duas categorias dos transportes que cancelaram a paralisação marcada para terça (20).
“Foram diversas tentativas, reuniões, protocolos, denúncias na imprensa, a fim de mostrar aos governantes a importância dos trabalhadores em transporte. Agora, finalmente, conseguimos”, comemorou o deputado federal Valdevan Noventa, presidente do Sindicato dos Motoristas de SP (Sindmotoristas). A data da vacinação será anunciada nesta quinta (22).
Metroferroviários – No caso dos metroviários e ferroviários, a vacinação se inicia dia 11 de maio, mas nem toda categoria foi contemplada. A principio, serão vacinados operadores de trem e trabalhadores acima de 47 anos que têm contato com o público. Por isso, a categoria mantém o Estado de Greve. A decisão foi aprovada em assembleia online segunda (19).
Wagner Fajardo, coordenador-geral do Sindicato dos Metroviários de SP, explica que o anúncio da imunização foi feito sábado (17) pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Em média, serão vacinados 9,5 mil trabalhadores sobre trilhos. Ele afirma: “É uma vitória, ainda que parcial. Vamos continuar lutando pela imunização de todos os trabalhadores em transportes”.
Campanha – A vacinação também faz parte da Campanha Salarial. Em março, a pauta de reivindicação foi entregue ao Governo do Estado. A categoria aguarda o início das negociações. “Estamos preparados. Assim como no ano passado, não será uma negociação fácil”, prevê Wagner Fajardo.
Mais – Acesse www.metroviarios.org.br e www.sindmotoristas.org.br