Qualificação na pauta dos engenheiros

0
200
inovação
Murilo Pinheiro é presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e da Federação Nacional da categoria (FNE)

SEESP tem duas importantes atividades com inscrições abertas: o workshop “Tecnologia no Gerenciamento de Obras” e o curso online “BIM, do conceito à prática”. Ambos abordam processos e ferramentas essenciais ao exercício da profissão na construção civil na atualidade.

As novas tecnologias transformaram completamente o nosso modo de vida, do consumo aos relacionamentos, obviamente passando pelo trabalho. Se isso é fato para as atividades em geral, é característica ainda mais marcante na engenharia e notadamente no setor da construção, no qual os avanços tecnológicos garantem mais rapidez, qualidade, economia, segurança e até a lisura em obras públicas.

Por tudo isso, é mandatório aos profissionais da área atualizar-se, ganhar novas competências e aprimorar sua formação das mais variadas formas. Uma proposta interessante sobre o tema é feita pelo matemático e professor de filosofia Walter Carnielli, que defende, em entrevista ao Jornal do Engenheiro deste mês, a aproximação entre a engenharia e as ciências humanas e as artes.

Segundo ele, para além do ganho de novos conhecimentos, sempre valiosos, o profissional contemporâneo e do futuro cada vez mais precisará desenvolver sua imaginação, ferramenta que considera tão importante quanto a sólida formação técnica e as disciplinas exatas.

Para além desse debate instigante, está claro que é fundamental dominar as novas ferramentas e processos disponíveis que já são realidade na indústria AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação). Buscando contribuir com a qualificação dos profissionais e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho, o SEESP programou duas atividades de formação de excelência.

A primeira delas, organizada pelo nosso Núcleo Jovem Engenheiro, é o workshop “Tecnologia no Gerenciamento de Obras”, que acontece no próximo dia 29, às 15 horas, na sede do sindicato, em São Paulo. O palestrante será o engenheiro civil Bruno Galetti, sócio da startup Operatech, que falará sobre BIM, associado ao uso de tecnologia de aplicativo de monitoramento com serviços de câmeras 360, câmeras timelapse e drones.

Para os dias 5, 6 e 7 de dezembro, das 19h às 22h, totalmente online, está previsto o curso “BIM, do conceito à prática”, promovido pelo SEESP Educação em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). Será ministrado pelos consultores Claudius Barbosa e José Carlos Lino, este uma autoridade internacional no assunto, que vem atuando na implementação do processo em diversos países. Conforme o nome indica, o programa da formação aborda a introdução ao tema, diversas aplicações, como em estruturas e instalações, além de operação e implementação prática.

A máxima de que é preciso “estudar durante a vida toda” nunca foi tão verdadeira. O workshop e o curso oferecidos pelo SEESP são uma excelente forma de segui-la. Cabe aproveitar a oportunidade.

Clique aqui e leia mais artigos de Murilo Pinheiro.

Acesse – www.seesp.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui