Repetição bem vinda – João Guilherme Vargas Netto

0
36

O saudoso Walter Barelli dizia, ironicamente, que greve não dá duas safras. Mas quando uma iniciativa inovadora da ação sindical tem êxito e revela-se produtiva, nada impede a sua repetição; pelo contrário, tudo a recomenda.

É o que acontecerá agora com a comemoração virtual do 1º de Maio pelas centrais sindicais, repetindo o sucesso do evento do ano passado – exemplo único no mundo inteiro.

Garantida a unidade de ação das direções, resolvidos os problemas logísticos e afastadas as eventuais dificuldades político-partidárias que a afetavam, a comemoração do Dia do Trabalhador afirma-se como a mais importante manifestação social em defesa da democracia, do emprego e da vacinação em massa, dando exemplo de solidariedade humana.

O eixo reivindicatório prioritário será, obviamente, o auxílio emergencial de 600 reais a todos os necessitados até o fim da pandemia.

O movimento sindical luta para que o Congresso Nacional discuta e vote a MP 1.039 que instituiu o auxílio merreca, o que não ocorrerá sem forte pressão da sociedade. Na confusão que grassa no mundo político de Brasília os dirigentes sindicais fizeram na terça-feira mais uma tentativa de convencer os líderes partidários dessa necessidade, em reunião presencial com eles.

Nas comemorações virtuais do 1º de Maio estão previstas as participações de personalidades políticas relevantes, com suas saudações gravadas, filmes institucionais que registram o incansável trabalho dos dirigentes em defesa da VIA, as palavras dos presidentes das centrais unidas e as vozes e imagens de ícones da música brasileira.

Em vários estados, como no Paraná, as direções locais reforçarão ao longo do dia com suas programações próprias o ato nacional das centrais, previsto para a tarde.

O grande esforço das direções sindicais merece apoio e serve de exemplo a todos que – no auge da pandemia e do desgoverno de Bolsonaro – pretendem unificar o povo, dar-lhe esperança e exercer a solidariedade humana que merece sempre ter repetição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui