Exposição no Sesc 24 de Maio, Centro da capital paulista, celebra centenário do antropólogo, educador, escritor e político Darcy Ribeiro. A mostra ficará disponível até 25 de junho de 2023. Entrada é gratuita.
Darcy é pioneiro na defesa dos povos indígenas e teve forte militância pela educação pública de período integral, com destaque para os Cieps, construídos por Leonel Brizola, quando governou o Estado do Rio de Janeiro. A criação do Parque Nacional do Xingu nasceu de sua iniciativa.
O escritor criou universidades inovadoras, como a de Brasília (UNB), publicou romances e produziu ensaios fundamentais nas áreas de antropologia e sociologia, além de atuar em várias frentes políticas.
Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, colaboradora de Darcy por mais de dez anos, a mostra “Utopia brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos” propõe diálogo entre uma coleção de objetos e documentos originais da coleção do homenageado, obras de arte contemporânea, fotos e aparatos multimídia, com vídeos diversos e uma grande instalação audiovisual.
Perseguido pela ditadura, preso e exilado, Darcy Ribeiro foi também um audacioso pensador do trabalhismo, doutrina de forte caráter nacionalista, que indica caminhos para a construção do socialismo brasileiro.
Local – Rua 24 de Maio, 109, Centro, SP. De terça a sábado, das 9 às 21 horas. Domingos e feriados, das 9 às 18 horas. Essa unidade do Sesc fica próxima aos metrôs República ou Anhangabaú.