O Sindicato dos Comerciários de São Paulo celebra, hoje (15), o 83º aniversário. A entidade se consolida como instituição fundamental na defesa dos trabalhadores do comércio na maior cidade do Brasil e também o maior Sindicato de trabalhadores do setor privado na América Latina.
A entidade tem sido vanguarda no movimento, promovendo mudanças significativas e conquistando direitos essenciais para a categoria. Uma das conquistas mais notáveis, como ressalta Ricardo Patah, seu presidente, são as cotas raciais nas Convenções Coletivas, tornando-se o primeiro Sindicato do País a adotar tal medida. “Essa iniciativa traduz o compromisso com a igualdade racial e a inclusão social no ambiente de trabalho”, ele afirma.
Avanços – O Sindicato dos Comerciários tem conseguido ganhos salariais (nos últimos 20 anos, aumento real de 25,16%), bem como benefícios de saúde e segurança no trabalho, direitos das trabalhadoras, E-commerce, home office e outras questões que reforçam a relação direção e base.
Com 500 mil representados, o Sindicato dos Comerciários tem Clube de Campo em Cotia, Colônia de Férias na Praia Grande, amplo atendimento jurídico nas áreas trabalhista, previdenciária, individual, coletiva, falência, família, além de assistência ambulatorial (médicos e dentistas) em um prédio, na Vila Mariana, na sede, no Anhangabaú, ou subsede do Tatuapé.
Aos 83 anos, o Sindicato reafirma seu papel crucial na luta pelos direitos, enfrentando as novas realidades do mercado de trabalho. Celebra as vitórias acumuladas, renovando o compromisso com um futuro de progresso a todos os comerciários.
Mutirão – Nos últimos anos, a entidade promove Mutirões que garantem emprego a milhares, com ampla repercussão social e nacional.
UGT – Sindicato é filiado à União Geral dos Trabalhadores, presidida por Ricardo Patah.