Neste 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalho, o site da Agência Sindical publica mais uma mensagem em vídeo, alusiva à data.

Hoje, a partir das 14 horas, acontece, de modo virtual, o 1º de Maio Unificado, das Centrais, que tem como plataforma: Vacina já, pra todos; Auxílio Emergencial de R$ 600,00; e Democracia. Será transmitido pela TVT – TV dos Trabalhadores.

O presidente da CNTEEC e coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), professor Oswaldo Augusto de Barros reafirma valores ligados historicamente ao 1º de Maio. Ele cita, entre outros, a redução da jornada de trabalho, o direito a férias e ao descanso semanal, bem como a luta por melhorias salariais. “A vida nunca foi fácil para o movimento sindical”, ele afirma.

Na liderança de uma campanha nacional de arrecadação, articulada pela CNTEEC, Oswaldo alerta para a gravidade da situação atual, com pandemia extremamente agressiva, 400 mil brasileiros mortos e seguidos ataques a direitos, pelos governos e setores mais retrógrados do capital.

A fim de situar historicamente o 1º de Maio em nosso País, o professor relembra que a data foi oficialmente reconhecida em 1925, quando do governo Arthur Bernardes. Sua origem, no entanto, se situa cerca de 40 anos antes, quando da luta em Chicago, em maio de 1886. Aquele episódio, marcado depois como “Os mártires de Chicago”, é a referência atual concreta para o 1º de Maio, “comemorado em mais de 80 países”, como menciona o professor em sua mensagem por vídeo.

CLIQUE E ASSISTA