Os gastos com o consumo representam 70% do PIB norte-americano. No primeiro trimestre, tais gastos subiram 11,3%, boa parte aplicada à compra de bens duráveis, como carros e eletrodomésticos. No primeiro trimestre de 2020 (sob governo Trump), o PIB local havia caído 5%.
A que se atribui a melhoria no desempenho? Basicamente à ajuda trilionária do presidente democrata Joe Biden à economia doméstica e no combate à Covid-19. Biden investiu maciçamente na vacina, o que já possibilita a retomada das atividades econômicas.
Com apoio do Congresso, Biden conseguiu aprovar o aporte de US$ 5,1 trilhões em ajuda às famílias, empresas e no pagamento do seguro-desemprego. Em abril do ano passado, a taxa de desemprego chegou a 14,8%. Este ano, em maio estava em 5,8%.
De todo modo, nem tudo são flores. A recolocação no mercado de trabalho tem sido mais lenta para trabalhadores de baixa qualificação profissional. O governo também está preocupado com a escassez de bens, o que pressiona a inflação para cima.