Pesquisa realizada pela PoderData mostra que o ex-presidente Lula (PT) avançou nove pontos percentuais entre eleitores que declararam ter votado em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno em 2018. Se as eleições fossem hoje, 21% dos que votaram no atual presidente votariam no pré-candidato do PT.
Os números mostram o avanço de Lula, já que na última pesquisa divulgada pela PoderData, entre 16 e 18 de janeiro, o ex-presidente e Sergio Moro (Podemos) tinham ambos 12% dos votos de bolsonaristas arrependidos.
A pesquisa divulgada nesta semana mostra que 7% dos que elegeram Bolsonaro votariam em branco ou anulariam seu voto na próxima eleição. Ciro Gomes (PDT) teria 4% de votos de ex-bolsonaristas; João Doria (PSDB) 3%; André Janones (Avante) 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Simone Tebet (MDB) herdam cada 1% desses votos.
Fidelidade – Os eleitores que dizem que manterão o voto no atual presidente são 54%, menos do que os 58% que admitiram fidelidade a Bolsonaro no levantamento de janeiro.
A pesquisa PoderData foi realizada entre 31 de janeiro e 1º de fevereiro, entrevistando 3 mil pessoas por telefone em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.