Nesta terça-feira, 8 de fevereiro, o Brasil registrou 1.189 mortes confirmadas por Covid-19, maior marca desde 3 de agosto de 2021, data em que foram computadas 1.209 vítimas. Com esse número, a média móvel de mortes subiu para 820 por dia. Nas últimas 24 horas foram identificados 77.027 novos casos de infecção pela doença.
Ao todo, desde o início da pandemia, o Brasil registra 26,7 milhões de casos, com 633.810 mortes causadas pela covid-19, conforme informações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Para o pesquisador na Universidade de Vermont e membro do Observatório Covid-19BR, Vitor Mori, o cenário atual merece atenção e cautela, mas as recentes altas de casos e óbitos não quer dizer voltamos à estaca zero. Ele afirma: “A vacina não zera, mas reduz o risco de infecção”.
Não vacinados – No Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento para casos graves da covid-19 em São Paulo, 82% das mortes registradas nos últimos três meses foram de pessoas não vacinadas ou que ainda não haviam tomado à dose de reforço. Entre os internados na unidade, 76% não se vacinaram ou não completaram a imunização.
MAIS – Acesse o site do Conass.