Boletim do Dieese mostra que as negociações salariais de junho renderam ganho real nos salários para muitas categorias de trabalhadores. O resultado mostra que 85,9% dos acordos tiveram aumento acima da inflação do INPC ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Foram analisados os resultados apurados até dia 9 de julho. Os dados mostram que 12,3% das negociações salariais alcançaram reajustes iguais à inflação, e apenas 1,8% não conseguiu recompor as perdas acumuladas.
Pelo INPC, é de 3,7% a inflação acumulada entre junho do ano passado e maio de 2023.
Segundo Luís Ribeiro, técnico do Dieese, o alcance das campanhas com ganhos reais deve-se aos resultados positivos na economia e na confiança da empresas, que tem crescido. Ele acrescenta: “Muitas categorias têm compensado as perdas -através de grandes ganhos reais – que acumularam na fase da pandemia, ou de reajustes feitos, mas com índices baixo”.
Nos próximos meses, a tendência é de ganho real também para as outras categorias que têm data-base no segundo semestre, diz o técnico. Para Ribeiro, essa aposta é ainda mais segura visto que o Brasil deve assegurar, em breve, a aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária.
Saiba mais – Clique aqui e leia o Boletim 34
Leia também
Dieese apura mais ganhos salariais nas campanhas