13.1 C
São Paulo
domingo, 20/07/2025

Consultor Vargas Netto destaca positividades do ano

Data:

Compartilhe:

O consultor sindical João Guilherme Vargas Netto falou com a Agência Sindical, para um balanço do ano. Ele relacionou vários fatos, medidas e situações, no que chama positividades.

Trechos principais:

  • Inversão da pauta

Lula, ao derrotar a direita, inverteu a pauta de governo, adotando uma política progressista. Há, claro, problemas decorrentes da pauta de oposição. Mas o ano foi bom e terminou melhor ainda com aprovação da reforma tributária. Teve o percalço do 8 de janeiro, mas foi superado.

  • Salário mínimo

Um dos feitos relevantes do ano é a retomada da política de valorização do salário mínimo, que recuperou a dinâmica de aumentos reais após vários anos de arrocho.

  • Ganhos nas negociações

Tivemos ganhos reais de salário, nas negociações coletivas, nas datas-bases das categorias ou por acordo coletivo com empresas.

  • Reforma tributária

Vitória espetacular do povo, do governo e de Lula. Reformas desse porte só acontecem na sequência de processos revolucionários ou assembleias constituintes. Ainda que com pequenos defeitos que a afetam, a reforma é um fato capaz de abrir progresso material para o Brasil, principalmente para o consumo das famílias.

  • Sindicalismo

Essa positividade teve rebatimento no sindicalismo, claro, com acordos coletivos melhores e mais participação junto ao governo e ao Ministério do Trabalho.

  • Bases

De todo modo, o sindicalismo tem a necessidade permanente de um trabalho mais persistente de “subida às bases.” Ou seja, contato constante com o trabalhador, ter presença contínua no dia a dia das categorias, seja na sede, na prestação de serviços, nas demandas das fábricas, nas lutas, no esforço de comunicação. Ou seja, corpo a corpo e olho no olho.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...