17 C
São Paulo
quinta-feira, 22/01/2026

Refinaria Abreu e Lima pode gerar 30 mil empregos

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro) está exultante com a reabertura pelo presidente Lula, dia 18, da Refinaria Abreu e Lima, em Suape (PE). A Agência Sindical ouviu José Sinésio Pontes Júnior, Coordenador-geral do Sindipetro PE-PB.

Segundo Sinésio, “a perspectiva é muito boa, seja na geração de empregos, na movimentação da economia do Estado ou arrecadação de impostos pelos municípios”. Em relação aos empregos, o dirigente está bastante otimista. “Creio que possam ser criados até 30 mil novos postos de trabalho”, afirma.

Não há data definida para contratações ou eventuais recontratações. “Depende do cumprimento das formalidades, tais como editais e licitações”, explica o dirigente. Mas ele calcula que a contratação é questão de alguns meses.

Navio – Outra medida anunciada pelo Presidente da República, neste primeiro retorno à Refinaria e a Pernambuco após sua posse, tratou da reabertura do estaleiro. “Voltaremos a produzir navios para a Petrobras”, adianta José Sinésio. Ele também vê oportunidades da geração de novos empregos com a retomada do estaleiro. O presidente Sinésio é trabalhador da Refinaria Abreu e Lima, função de operador de refinaria.

Porte – Com a retomada das atividades, a refinaria Abreu e Lima pode ser a segunda do País, ficando apenas atrás da Replan, no município de Paulínia, na região de Campinas, Estado de São Paulo.

Lula – Na sua fala, dia 18, o presidente Lula fez ligação entre os seus desafios e os vivenciados por Getúlio Vargas, criador da Petrobras. “A história ainda vai ser contada de verdade”, disse, criticando a elite que se dobra ao estrangeiro e não tem comprometimento com o País.

Ricardo Stuckert

O Presidente também condenou o processo de destruição das conquistas nacionais, alertando os responsáveis: “O inferno os aguarda”.

Segundo Lula, a refinaria Abreu e Lima gerará US$ 100 bilhões por ano. Já o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, listou planos para a refinaria, destacando o aumento de sua capacidade produtiva e a transição para fontes mais sustentáveis, como o diesel renovável.

Entre as autoridades presentes à solenidade de retomada estava a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

MAIS – Site do Sindipetro PE/PB e da FUP – Federação Única dos Petroleiros. Telefone do Sindicato (81) 3463.8473.

Conteúdo Relacionado

Queda na cesta não assegura estabilidade

O preço dos alimentos faz parte das preocupações centrais do governo. Primeiro, a fim de garantir alimentação adequada ao máximo de brasileiros. Segundo, buscando...

Frentistas do Pará lutam por aumento salarial

Após dois anos sem negociação coletiva devido à intransigência do patronal, a subsede da Federação Nacional dos Frentistas no Pará deu início às tratativas...

Cabelos brancos guardam memória sindical

Mais de 200 pessoas lotaram na noite da segunda (19) o auditório da antiga sede dos Metalúrgicos de São Paulo (hoje Sindnap), na rua...

Comércio já sente pressão pelo fim da escala 6×1

A oferta de emprego tem crescido em todo o País, principalmente no setor do comércio. Segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), há...

Desenvolvimento deve nortear 2026, diz Toninho

Antônio Augusto de Queiroz (o Toninho do Diap) concedeu longa entrevista ao Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Com 27 minutos, a...