19.2 C
São Paulo
quarta-feira, 29/05/2024

Refinaria Abreu e Lima pode gerar 30 mil empregos

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro) está exultante com a reabertura pelo presidente Lula, dia 18, da Refinaria Abreu e Lima, em Suape (PE). A Agência Sindical ouviu José Sinésio Pontes Júnior, Coordenador-geral do Sindipetro PE-PB.

Segundo Sinésio, “a perspectiva é muito boa, seja na geração de empregos, na movimentação da economia do Estado ou arrecadação de impostos pelos municípios”. Em relação aos empregos, o dirigente está bastante otimista. “Creio que possam ser criados até 30 mil novos postos de trabalho”, afirma.

Não há data definida para contratações ou eventuais recontratações. “Depende do cumprimento das formalidades, tais como editais e licitações”, explica o dirigente. Mas ele calcula que a contratação é questão de alguns meses.

Navio – Outra medida anunciada pelo Presidente da República, neste primeiro retorno à Refinaria e a Pernambuco após sua posse, tratou da reabertura do estaleiro. “Voltaremos a produzir navios para a Petrobras”, adianta José Sinésio. Ele também vê oportunidades da geração de novos empregos com a retomada do estaleiro. O presidente Sinésio é trabalhador da Refinaria Abreu e Lima, função de operador de refinaria.

Porte – Com a retomada das atividades, a refinaria Abreu e Lima pode ser a segunda do País, ficando apenas atrás da Replan, no município de Paulínia, na região de Campinas, Estado de São Paulo.

Lula – Na sua fala, dia 18, o presidente Lula fez ligação entre os seus desafios e os vivenciados por Getúlio Vargas, criador da Petrobras. “A história ainda vai ser contada de verdade”, disse, criticando a elite que se dobra ao estrangeiro e não tem comprometimento com o País.

Ricardo Stuckert

O Presidente também condenou o processo de destruição das conquistas nacionais, alertando os responsáveis: “O inferno os aguarda”.

Segundo Lula, a refinaria Abreu e Lima gerará US$ 100 bilhões por ano. Já o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, listou planos para a refinaria, destacando o aumento de sua capacidade produtiva e a transição para fontes mais sustentáveis, como o diesel renovável.

Entre as autoridades presentes à solenidade de retomada estava a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

MAIS – Site do Sindipetro PE/PB e da FUP – Federação Única dos Petroleiros. Telefone do Sindicato (81) 3463.8473.

Conteúdo Relacionado

Brinks Limão elege nova Cipa

Dia 22, ocorreu nova eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) na Brinks Limão, em São Paulo.Acompanharam as votações, das 5 da...

Clube e Colônia dos Metalúrgicos ficarão abertos no feriado

O feriado prolongado, de quinta a domingo, estimula o lazer das famílias e a prática de esportes. Portanto pra quem vai emendar o feriado...

Sindicalista Magri faz mudança audaciosa

Entre meados dos anos 70 e durante a década de 80, ele foi um dos principais dirigentes brasileiros. Do alto do seu porte, forjado...

Frentistas do Paraná fecham Convenção

Em negociação conjunta, os Sindicatos de Trabalhadores de Posto de Combustíveis e Lojas de Conveniência de Cascavel, Ponta Grossa, Londrina, Curitiba e Maringá fecharam,...

Conheça a nova Pauta Sindical

Dia 22, a plenária das Centrais Sindicais atualizou a Pauta Unificada da Classe Trabalhadora aprovada em abril de 2022, com 63 itens. O documento...