Aconteceu entre 7 e 8 de junho o Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas. Evento foi organizado pelo Sinpro Campinas, em parceria com a Apropucc e o CES. Foi na sede do Sindicato, de forma híbrida.
Abertura foi sexta, às 19 horas, com a mesa de saudação na presença de autoridades nacionais e internacionais. Entre elas, Celso Napolitano, presidente da Fepesp, e o professor Bernardo Beltrán, diretor de relações internacionais do Sindicato dos Professores da Rede Privada da Argentina. Estiveram também Centrais Sindicais e movimentos estudantis.
Programação – Houveram atividades, palestras e debates. Logo após, aconteceu a Plenária Final, que aprovou a Carta ao Encontro – será posteriormente divulgada pelo Sindicato. Ela traça um plano de luta, com propostas para a continuidade do encontro.
Algumas sugestões são: Realizações de um segundo encontro já no primeiro semestre de 2025; um Encontro Nacional das Adpucs e Apropuccs; encontro Nacional das IES da Educação Superior pela Contee, entre outros.
Segundo Conceição Fornasari, presidente do Sinpro Campinas, o objetivo do evento foi “discutir o papel da Universidade Católica frente aos desafios da educação brasileira, ressaltando a importância das humanidades e da democracia no ambiente acadêmico dessas instituições”. Evento estreitou laços entre as representações sindicais, professores das IES e estudantes.
MAIS – Site da Federação e do Sinpro Campinas.