Entre os dias 12 e 16, mais de 3.200 candidatos a vagas passaram pelo Sindicato dos Comerciários, Centro de SP, buscando emprego, atendimento social ou cursos de qualificação. A entidade, em parceria com a União Geral dos Trabalhadores, realizava a nona edição do Mutirão de Emprego.
Uma semana depois, mais de 300 dos então candidatos já estão empregados. A informação é da dirigente comerciária Cleonice (Cleo) Caetano, que é vice da UGT e coordena o projeto “Vaga Social”, no Sindicato. À Agência Sindical, ela faz balanço positivo do Mutirão.
Para a dirigente, os resultados foram positivos, embora considere esta edição atípica. E explica: “Nos demais anos iniciamos com milhares de pessoas, muitas das quais chegavam à noite ou madrugada. Neste ano, vieram durante o dia. Esse fato está ligado à taxa de desemprego, que tem caído. Ainda assim o Mutirão cumpriu seu papel, dentro de um novo modelo, que propicia mais qualidade ao atendimento. As empresas tiveram mais tempo pra conversar com os candidatos e fazer a triagem”.
Vagas – O Mutirão ofereceu mais de 20 mil vagas. Cleo afirma: “Iniciamos com 150 empresas, mas tivemos 172 ao longo da semana. Além das 300 pessoas já empregadas, muitas outras passam por avaliações por futuros empregadores”.
Atendimentos – “Se somarmos empregabilidade, assistência social e qualificação, fizemos quase 38 mil atendimentos. Cerca de 14.500 para emissão de documentos, laudo de deficiência, documentação pra imigrantes, entre outros serviços sociais ”, diz.
Empresas – Segundo Cleo, várias empresas têm interesse em realizar, semanalmente, seleção de vagas no Sindicato. Ela explica: “Será um processo seletivo diário dentro da sede. Por isso, é importante que a pessoa cadastre seu currículo em nosso site, pra que seja chamada quando surgir vaga com seu perfil. A ideia é ter todo dia empresas em nossa sede buscando candidatos nos vários segmentos”.
O Mutirão é ação anual do Sindicato dos Comerciários e UGT. O Sindicato promove o projeto “Vaga Social”. “As pessoas podem, diariamente, nos procurar para as vagas que não foram preenchidas”, afirma Cleo Caetano.
Clique aqui e cadastre seu currículo no site dos Comerciários.
MAIS – Site dos Comerciários e UGT.