O partido de Tiradentes – Josinaldo José de Barros (Cabeça)

0
61

O histórico jornalista Barbosa Lima Sobrinho ensinava: “O Brasil tem dois partidos. O de Tiradentes e o de Joaquim Silvério dos Reis”. Ou seja, o partido dos patriotas e o partido dos traidores da Pátria.

Tiradentes é o maior herói nacional. Ele liderou a Inconfidência Mineira contra o Reino de Portugal, que impôs à colônia brasileira a chamada “derrama”. O que era a derrama? Era um “tarifaço” sobre o ouro lavrado por homens livres, mas principalmente pelos escravos que faziam o serviço pesado nas minas.

O patriotismo de Tiradentes lhe custou a prisão, sofrimentos e a forca. Não contente, o Reino de Portugal mandou que fosse esquartejado e tivesse seus membros pregados em postes na então Vila Rica, hoje Ouro Preto (MG).

A memória nacional nunca se esqueceu do Alferes Tiradentes, cujo feito é cantado em verso, prosa, em jograis, hinos e nos sambas-enredo das escolas. Seu exemplo está vivo em nossos corações. Já seu algoz, Silvério dos Reis, só é lembrado pela infame traição. Tiradentes brilha no céu. Silvério agoniza na lata de lixo da história.

Por que digo isso? Porque os impérios agem sempre do mesmo modo. Agora, não é mais a derrama. Agora, é o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos. O tirano não é mais o rei de Portugal. O nome dele agora é Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos quer mandar no mundo, impor tarifas abusivas, enfraquecer mercados, quebrar empresas nacionais e gerar desemprego. Com que direito? Sem direito, mas com a mesma soberba dos portugueses da Corte, que queriam manter suas mamatas à custa do suor dos brasileiros.

Por isso, nós, do Sindicato, combatemos o “tarifaço”. Nós fomos pra linha de frente, alertando a categoria sobre a maldade contra o povo. O Brasil é pacífico e não mexe com ninguém. Porém, não aceitamos canga. Nem que estrangeiros venham nos dizer o que devemos fazer aqui dentro.

Hoje, dia 13, não sei o que virá pela frente. Nossa esperança é que o imperador do grande país do Norte reveja seu ato e respeite a soberania nacional, assim como nós respeitamos a soberania dos Estados Unidos, do Japão, da Bolívia e de todas as nações.

O Sindicato parabeniza o governo brasileiro que, mesmo atacado, procura dialogar e negociar. Com isso, já conseguimos livrar do tarifaço 662 produtos. E vamos seguir buscando livrar nosso café, nosso aço, nossa carne, nosso petróleo, nossos aviões e nossas máquinas.

O Brasil é dos brasileiros. O País está crescendo, gerando emprego e renda. A cada dia, crescem as nossas reservas de petróleo. E isso aguça o imperialismo. Mas devemos ter calma, paciência e esperar o vendaval ir embora.

Quanto aos traidores da Pátria, o dia deles chegará. Quem viver verá!

Josinaldo José de Barros (Cabeça) – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.