Frentista-menestrel recita Vinicius de Moraes

0
6

“Um operário em construção” é o poema de Vinicius de Moraes que carrega a mais forte mensagem social do autor, entre outros clássicos, das letras de “Garota de Ipanema”, “Corcovado” e “Tarde em Itapoã”.

“Operário” foi escolhida pelo frentista-menestrel Alejandro de tal, do Sindicato da categoria em Curitiba. O menestrel é uma figura arquetípica, muito presente na Idade Média, mas até hoje marcada na memória coletiva de povos das mais diferentes formações.

Para Alejandro Soares, “levar esse alentado poema ao meio sindical é passar mensagens de espiritualidade, de conscientização, de alegria e de união”. Ele começou a fazer a leitura dramática do poema ainda em 2009.

Trajado com uma roupa alaranjada, esvoaçante, o companheiro foi um dos pontos altos do VII Encontro Nacional de Frentistas, no final de outubro, no Rio de Janeiro. O Encontro foi organizado pela Federação Nacional e a do Estado de São Paulo.

A performance do Menestrel recitando Vinicius foi muito aplaudida. “O trabalhador precisa conquistar seu direito à arte, ao teatro, à música e à poesia. Não fomos feitos só pra trabalhar”, afirma Eusébio Luis Pinto Neto, presidente da Fenepospetro.

Entrevista – Clique aqui e assista.
MAISSite do Sindicato de Curitiba.