Líder dos Comerciários de São Paulo e presidente nacional da UGT, Ricardo Patah é um ardoroso defensor da Constituição Federal, que completou 37 anos domingo, dia 5.
“A Constituição é nosso farol. Ela também já mostrou ser um abrigo seguro contra os ataques à democracia e à nossa soberania”, afirma.
Patah, que também é advogado e atuou como juiz classista no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, conta que “em reuniões e seminários internacionais, inclusive com deputados e senadores dos Estados Unidos, nossa Constituição é sempre exaltada”.
Outro aspecto sublinhado pelo dirigente é o caráter inclusivo da Constituição Federal, que, a seu ver, “chama o Estado e a sociedade para a responsabilidade de proteger os mais fracos e excluídos”.
Ricardo Patah destaca a proteção ao trabalho e sua valorização em vários Artigos, especialmente nos Sétimo e Oitavo, os quais, ele observa, “são verdadeiros pilares da estrutura sindical e social do nosso País”. O texto constitucional, avalia o presidente da UGT, “tem um claro sentido pacificador”.
A radicalidade da Constituição, comenta Ricardo Patah, é no sentido protetivo. “Ela protege e dá garantias à mulher, ao negro, aos povos indígenas, sempre buscando preservar os mais pobres e vulneráveis”, ele argumenta.
Patah conclui: “Saímos de uma ditadura, que esgotou a saúde cívica dos brasileiros. E quando veio a Constituição pudemos sentir os ares revigorantes da liberdade, da democracia e da esperança”.
MAIS – Sites da UGT e dos Comerciários de SP.









