15.6 C
São Paulo
sábado, 15/06/2024

Abril tem ganho real em 77% das negociações

Data:

Compartilhe:

Os reajustes salariais em abril tiveram ganho real em 77% dos casos, segundo dados do boletim do Dieese que avalia as negociações coletivas no Brasil.

No mês, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido no período de 12 meses fechou em 3,23%. Apenas 3,2% das negociações tiveram índices insuficientes para repor as perdas salariais frente à inflação, enquanto 19,8% corrigiram pelo índice.

Queda – O resultado de abril é inferior ao do primeiro trimestre, quando 86,1% das negociações conquistaram percentuais acima do índice inflacionário.

Luís Ribeiro, técnico do Dieese, explica: “Em abril houve uma grande quantidade de negociações de categorias do comércio, que normalmente obtém apenas reposição da inflação”.

Segundo ele, não há nenhum sinal na economia que justifique o recuo. “O resultado mostra que foi muito pouca a quantidade das negociações que não conseguiram repor a inflação.

Isso indica que a economia se mantém está em recuperação”, analisa Luís Ribeiro.

O técnico do Dieese pondera, no entanto, que ainda não é possível avaliar como vai ficar o cenário nos próximos meses, pois as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul terão impacto no cenário econômico, com pressão sobre a inflação.

Destaque – O ponto positivo em abril ficou para indústria e serviços, no quais 88,8% e 86,9% dos reajustes, respectivamente, ficaram acima do índice inflacionário.
Já no comércio, esse percentual foi de 74%, com 22,8% dos reajustes iguais ao INPC, a maior proporção entre os setores.

Regiões – Todas as áreas registraram mais de 80% de negociações com reajustes acima da inflação. O Sudeste se destaca com 88,9% dos casos positivos, enquanto o Sul teve o menor percentual abaixo da inflação (1,4%).

MAIS – Site do Dieese.

Conteúdo Relacionado

Cesta básica sobe, mostra o Dieese

Pesquisa mensal do Dieese apura que em maio o valor do conjunto de alimentos básicos aumentou em 11 das 17 Capitais. A Pesquisa Nacional...

Sindicato de Niterói firma aditivo com avanços

Mais uma vitória para uma grande parcela de frentistas no Estado do Rio de Janeiro. Desta vez, de Araruama, Cachoeira de Macacu, Guapimirim, Iguaba...

Miguel da Força defende democracia e inclusão

Na quarta (12), Miguel Torres falou em nome do sindicalismo nacional e da classe trabalhadora na Conferência da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra,...

CUT debate os impactos dos parques eólicos para a classe trabalhadora

A CUT debateu nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12) em Natal, no Rio Grande do Norte, os impactos dos parques eólicos nas comunidades locais,...

Químicos de Rio Claro fazem Curso de Fortalecimento da CIPA

O Sindicato dos Químicos de Rio Claro e Região, em parceria com o DIESAT e com o apoio da FEQUIMFAR, realiza entre os dias 10...