Acordo amplia direitos a 100 mil no Grupo Carrefour

Carrefour
ACORDO - Lacerda (patronal) Lourival, Motta e Guiomar (CNTC), na assinatura do termo

Avanços importantes para os comerciários. Acordo assinado em 31 de julho, entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e o Carrefour, garante direitos e empregos a funcionários do Grupo. A tratativa abrange também pessoal do Atacadão e do Big. São mais de 100 mil os beneficiados.

São 13 as cláusulas negociadas nos últimos meses, a partir da aquisição das lojas do Grupo Big pelo Carrefour. A CNTC agiu com duplo objetivo. Ou seja, preservar garantias e ampliar conquistas.

Entre as Cláusulas, destacam-se:

• Garantia de Emprego na pré-aposentadoria.
• Vale-refeição – Tem que ser oferecido caso a loja não possua restaurante próprio. Valor a ser definido.
• Licenças – Maternidade, de 180 dias, e Paternidade, 20 dias. A lei garante 120 à mulher e sete dias ao pai. Avanços reais, portanto.
• Ação sindical (garante visitas programadas dos Sindicatos aos estabelecimentos).
• Combate ao assédio e à discriminação.
• Proibido o trabalho intermitente.
• Fim da restrição ao banheiro (beneficiará, principalmente, operadores de caixa).
• Vale-compra em seis parcelas de R$ 300,00 cada – específico a trabalhadores do BIG, demitidos quando da aquisição pelo Carrefour.

Inédito – Guiomar Vidor, diretor de Negociação Coletiva e Relações do Trabalho da CNTC, destaca o ineditismo do acordo e considera que possa servir de referência a outras negociações. Dentre as conquistas, ele destaca as licenças maiores (maternidade e paternidade) e a proibição do trabalho intermitente.

Motta – Presidente da Confederação e da Fecomerciários-SP, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) ressalta o papel da Mesa Nacional de Negociação da CNTC. Ele diz: “Esse acordo reforça o papel da Mesa, que tem propiciado avanços reais à nossa categoria. Além do que, abre possibilidades de melhorias em outras empresas ou grupos”.

MAIS – Sites da CNTC e Fecosul.