Sexta (14), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo assinou mais uma Convenção Coletiva de Trabalho, agora para trabalhadores do comércio varejista de veículos usados. Acordo com o Sindiauto (patronal) obteve reajuste salarial de 6%, retroativo a 1º de setembro.
Acordos assinados já abrangem 80% da categoria. Ricardo Patah, presidente, diz: “Em média, obtivemos 1% de ganho real. Avalio que as negociações foram boas, pois mantivemos o poder de compra da categoria e não permitimos qualquer retrocesso nos direitos”.
Sindiauto – Acordo ainda prevê aumento dos pisos salariais, homologação obrigatória no Sindicato para contratos com mais de 180 dias, folga referente ao Dia do Comerciário e distribuição de kit de absorvente íntimo para as trabalhadoras – medida que reforça a proteção à mulher e garante dignidade menstrual.
A Convenção Coletiva de Trabalho também incluiu cláusulas de estabilidade pós-licença-maternidade, assegurando a permanência da comerciária no emprego após o período de afastamento.
Além de fechar acordos com grupos patronais, o Sindicato também realizou negociações diretas com dezenas de empresas. A data-base da maior parte da categoria é 1º de setembro.
Lojistas – Agora o Sindicato se volta para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho dos lojistas, que representam cerca de 20% da base. Vale lembrar que a entidade representa mais de 500 mil trabalhadores.
MAIS – Site do Sindicato dos Comerciários de SP.









