Aposentados e pensionistas do INSS aguardam o adiantamento da primeira parcela do 13º para o final de março. De acordo com João Inocentini, presidente do Sindicato dos Aposentados (Sindnapi), a entidade fez o pedido de antecipação em janeiro.

Inocentini afirma, ainda, que até o momento não houve resposta oficial, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, teria confirmado extraoficialmente o adiantamento do benefício.

O presidente do Sindnapi reforça que os aposentados têm sofrido mais durante a pandemia com a falta de apoio do governo. “Simplesmente anteciparam o que já era um direito e não deu ajuda nenhuma. Hoje, quem está sustentando as famílias é o aposentado”, explica.

Adiantamento – O pagamento antecipado do 13º ocorre desde 2006 para os aposentados e pensionistas. Em 2020, esse adiantamento foi feito para minimizar os impactos da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. A ideia é que em 2021 o benefício esteja disponível no próximo mês. “No final de março, começo de abril”, adianta João Inocentini.

Mais – Acesse o site do Sindnapi.