Sob o argumento de obrigatoriedade federal, o prefeito de Guarulhos (SP), Guti (PSD), aprovou a Lei 7.938/2021, que institui a Taxa de Resíduos Sólidos (TRS), conhecida na cidade como “taxa do lixo”, gerando mais um imposto e onerando o bolso do trabalhador guarulhense.

Atento a isso, o Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região posicionou-se a favor da população e entrou com uma representação no Ministério Público, através de uma ação conjunta, contra a implantação desse imposto.

Os carnês começaram a ser enviados aos munícipes no meio do mês de maio, com vencimentos nos dias 28 e 29, com opções de pagamento trimestral ou com valor integral, válido até o final de 2022.

Desde então, o assunto tem causado revolta nas redes sociais. “Nós, enquanto Sindicato, somos contra a criação de uma taxa que a Prefeitura estampa como Lei Federal em suas cobranças, mas não é lei federal. É lei municipal criada no ano passado. Guti mente, da mesma forma como mentiu na campanha eleitoral, com a extinção da Proguaru e criação do aterro do Cabuçu. Até quando aguentaremos as mentiras desse prefeito?”, questiona Wanderley Ramazzini, presidente do Sindicato.

Além da ação impetrada, o Sindicato dos Bancários de Guarulhos também marcou presença em manifestações contra a cobrança da taxa e na sessão da Câmara, que deveria ter votado projeto para revogar o novo imposto.

A ação conjunta contra a taxa do lixo, enviada ao Ministério Público, pede urgência em adiar os vencimentos para o final de junho de 2022; que os funcionários da Prefeitura analisem particularmente cada caso, especialmente no que diz respeito à impossibilidade de pagamento em face de ausência de renda; e que seja aberta a possibilidade de representação presencial em qualquer unidade do Fácil, enquanto aguarda-se o julgamento de outros processos que julgarão a revogação da Lei Municipal que instituiu a cobrança.

“Nós continuaremos a nossa luta ao lado da população. Essa taxa do lixo precisa ser revogada. Essa é nossa batalha”, conclui o presidente.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Bancários de Guarulhos.